Title: Água, esgotamento sanitário e higiene para a qualidade de vida de populações ribeirinhas na Amazônia
metadata.ods.dc.contributor.author: Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
Contact: João Paulo Borges Pedro
E-mail: joaopaulo.pedro@hotmail.com; joao.valsecchi@mamiraua.org.br
Telefone: (97) 3343 9784 / 3343 9787
Endereço: Estrada do Bexiga, 2584. Bairro Fonte Boa. Tefé - Amazonas
Deployment Site: Local de implantação::Norte::BR-AM:Amazonas::1300029:Alvarães
Local de implantação::Norte::BR-AM:Amazonas::1301605:Fonte Boa
Local de implantação::Norte::BR-AM:Amazonas::1302306:Jutaí
Local de implantação::Norte::BR-AM:Amazonas::1302801:Maraã
Local de implantação::Norte::BR-AM:Amazonas::1304237:Tonantins
Local de implantação::Norte::BR-AM:Amazonas::1304203:Tefé
Local de implantação::Norte::BR-AM:Amazonas::1304260:Uarini
Start Date of Deployment: 1995
Award date: 2018
Objective: O objetivo desta prática é desenvolver ações inovadoras para melhoria da qualidade de vida de populações tradicionais da Amazônia, por meio do acesso à água, esgotamento sanitário e educação em saúde. O público alvo principal são populações que vivem em comunidades rurais, principalmente nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, localizadas na Amazônia Central, a 600 Km de Manaus. Esta área é um Patrimônio Natural da Humanidade (UNESCO) e uma Área Úmida de Importância Internacional (RAMSAR Convention). Estas populações obtêm sua renda de atividades como a pesca, agricultura, extrativismo, artesanato e turismo. Eles são agentes fundamentais do desenvolvimento sustentável, pois conservando a floresta e os corpos d’água, obtêm garantia de sua subsistência e da biodiversidade. A realização desta prática também possui o objetivo de constituir informações científicas sobre a implementação e uso de tecnologias sociais, que sejam adequadas às realidades locais das populações ribeirinhas e promovam diferentes formas de participação social. Outro objetivo é a construção de capacidades locais para os temas água, esgotamento sanitário e higiene. Desta forma, busca-se um trabalho sólido, que possa ser reaplicado em outras realidades semelhantes.
Abstract: A prática desenvolvida pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá teve início em 1995 a partir da mobilização social junto às comunidades da região sobre a gestão dos recursos naturais locais e a criação de áreas protegidas. A estratégia adotada foi criar e fortalecer: organizações locais, a extração sustentável dos recursos naturais, a proteção da área e a busca por melhores condições de vida, enfatizando saúde, renda e educação ambiental. A prática tem como objetivo desenvolver ações inovadoras para melhoria da qualidade de vida de populações tradicionais da Amazônia por meio do acesso a água, esgotamento sanitário e educação em saúde - com foco nas populações ribeirinhas que vivem nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã.
Subject: Inclusão socioprodutiva;  saneamento;  populações ribeirinhas;  povos tradicionais;  saúde;  educação;  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sustainable Development Objectives (ODS): 03. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
06. Água limpa e saneamento - Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
Dimension of Practice: Social
Target Audience: População ribeirinha;  Povos tradicionais
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
License and Terms of Use: Os responsáveis pelas práticas autorizam, sem quaisquer ônus, a divulgação dos dados fornecidos, e a inserção do projeto e divulgação em bancos de boas práticas. Esta licença permite que outros distribuam, adaptem ou criem obras derivadas, contanto que seja dado crédito pela criação original.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3618
Appears in Collections:Instituições de ensino, pesquisa e extensão
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EPE - Água, Esgotamento Sanitário e Higiene.pdf404.54 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.