Title: Ecossistema nacional de TICs: reflexões sobre a estratégia brasileira
Authors: Cassoti, Fábio
metadata.dc.contributor.other: Oliveira, Mayra Juruá Gomes de (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: 35 p.
Issue Date: Jul-2018
metadata.dc.rights.holder: Fábio Cassoti
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Social
Abstract: O presente artigo se pretende a uma avaliação quanto à existência de uma estratégia brasileira para as Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, com foco nas capacidades de assimilar os benefícios da transformação digital e lidar com os desafios oferecidos por esse movimento. Dessa forma, com o objetivo de promover uma reflexão sobre a condição estratégica brasileira nessa matéria, este artigo foi elaborado e estruturado na forma descrita a seguir. Além da presente introdução, são apresentadas a seguir algumas prospectivas e uma visão de futuro em matéria de Tecnologias da Informação e Comunicação no mundo, sinalizando oportunidades e ameaças oferecidas por esse movimento. A terceira parte busca apresentar o arcabouço conceitual de Sistemas Nacionais de Inovação, de forma aplicada às TICs, ponderando de que maneira esse arranjo teórico auxilia na compreensão e posicionamento em face de toda essa transformação. A seguir, tem-se uma exposição quanto à trajetória brasileira propriamente dita nessa em TICs, destacando singularidades, contingências, aspectos contextuais e grandes influências globais. Finalmente, são desenvolvidas algumas reflexões sobre a abordagem nacional, com considerações sobre a capacidade de assimilação das oportunidades e proteção das ameaças.
Keywords: planejamento estratégico;  tecnologia da Informação e comunicação;  TIC;  estratégia digital;  transformação digital;  desenvolvimento social
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento.
Target Audience: Especialistas e interessados em planejamento estratégico.
metadata.dc.educational.context: 360 horas
metadata.dc.description.additional: Especialização em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento, 1ª edição
Orientadora: Profa. MSc. Mayra Juruá Gomes de Oliveira
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3501
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fabio Casotti.pdf678.32 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.