Title: Características e impacto percebido por formuladores e atuais gestores acerca da política de atenção à saúde do servidor público federal
Authors: Albuquerque, Rosanne Alves de
metadata.dc.contributor.other: Coelho Júnior, Francisco Antônio (Orientador)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: 59 p.
Issue Date: Mar-2018
metadata.dc.rights.holder: Rosanne Alves de Albuquerque
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Abstract: O presente estudo teve como objetivo geral descrever as características e impacto percebidos da criação da PASS, bem como delimitar o escopo de sua elaboração na percepção dos profissionais que a formularam e implementaram; e apontar evidências que surgiram às ações realizadas de monitoramento e avaliação desta política sob a ótica dos profissionais que a operacionalizam hoje. Para tanto, descreveu-se a definição, planejamento, objetivos propostos da PASS quando da sua implantação, além de seus benefícios e dificuldades de execução e sua contribuição para a gestão de pessoas após oito anos de sua criação. A partir do arcabouço teórico, a pesquisa se desenvolveu mediante aplicação de método de abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a 20 (vinte) gestores em saúde no serviço público federal, com delineamento exploratório/ descritivo e recorte transversal, sendo a origem de dados primário e secundário, cujos resultados permitiram verificar que a PASS é uma política bem estruturada, formada por um conjunto de diretrizes e ações em saúde e segurança do trabalho importantes e fundamentais, voltada para democratização das relações de trabalho e em processo de consolidação. Porém, a visível descontinuidade na agenda de governo, com limitações políticas e orçamentárias, quadro reduzido de servidores da saúde, baixa adesão dos gestores de pessoas e falta de acompanhamento do órgão regulador por meio de relatórios gerenciais e atualizações, tem produzido impedimentos para que os eixos perícia, promoção e prevenção a agravos e assistência possam ser traduzidos em ações que gerem melhoria da saúde e qualidade de vida dos servidores públicos federais. Espera-se que os dados levantados sirvam para a melhoria e aprimoramento da política. Recomenda-se ainda a realização de novas pesquisas que tratem da Política de Atenção à Saúde e Segurança no Trabalho do Servidor Público Federal - PASS, especialmente junto à gestão de pessoas, à qualidade de vida do servidor e ao seu monitoramento.
Keywords: política de atenção à saúde;  servidor público federal;  gestão de pessoas;  setor público
Target: Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos requisitos necessários para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, com ênfase em Gestão Estratégica de Pessoas.
Target Audience: Especialistas e interessados em Gestão Pública
metadata.dc.educational.context: 420 horas
metadata.dc.description.additional: Especialização em Gestão Pública – Gestão Estratégica de Pessoas, 11ª edição
Orientador: Prof. Dr. Francisco Antônio Coelho Júnior
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3449
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rosanne Alves de Albuquerque - TCC - EGP 11 - GEP.pdfArtigo principal513.57 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.