Title: Política de garantia de preços mínimos – instrumentos de formação de estoques x instrumentos de apoio à comercialização
Authors: Oliveira, Marcos Paulo Silvério de
metadata.dc.contributor.other: Miranda, Rodrigo Fontenelle de Araújo (orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: Especialização em Gestão Pública, 21 p.
Issue Date: Nov-2017
metadata.dc.rights.holder: Enap
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Abstract: O artigo proposto tem como objetivo quantificar a economia gerada pela criação e utilização dos instrumentos de apoio à comercialização no contexto da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). Embora existam vários relatórios e trabalhos científicos que tenham explorado a cronologia e o desempenho destes instrumentos, nenhum buscou quantificar o montante da economia que o Governo Federal alcançou ao priorizá-los em detrimento aos instrumentos de formação de estoques durante o período de 2009 a 2016. Para tanto, foram levantadas as quantidades de produtos agrícolas e os valores das intervenções realizadas pela PGPM. Posteriormente, utilizou-se os dados referentes aos instrumentos de apoio à comercialização para estimar o valor necessário para adquirir e formar estoques, nas mesmas quantidades, pelo preço mínimo vigente à época. Por fim, utilizou-se o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para retirar o efeito da inflação.
Keywords: Política de garantia de preços mínimos;  Instrumentos de formação de estoque;  Instrumentos de apoio à comercialização;  Mercado;  Economia agrícola;  Administração Federal;  Economicidade
Target: Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos objetivos necessários para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, 11ª edição.
Target Audience: Especialistas e interessados em Gestão Pública
metadata.dc.educational.context: 420 horas
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3341
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcos Paulo - Versão para Publicação.pdfArtigo principal372.56 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.