Title: Territórios da cidadania: capacidade institucional e desempenho da gestão de políticas
Authors: Souza, Vernon Peixoto Leão de
metadata.dc.contributor.other: Moretti, Bruno (Orientador)
Abreu, Cilair (Examinador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: 44 p.
Issue Date: Dec-2011
metadata.dc.rights.holder: Vernon Peixoto Leão de Souza
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Social
Políticas Públicas e Sociais
Abstract: O Programa Territórios da Cidadania é uma política pública instituída por decreto presidencial de fevereiro de 2008 que tem por objetivo promover e acelerar a superação da pobreza e das desigualdades sociais no meio rural, inclusive as de gênero, raça e etnia, por meio de estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. Num de seus eixos – o de Cidadania –, um papel de destaque é o que vem cabendo ao Programa Bolsa Família (PBF). De que forma as duas políticas públicas interagem no contexto da ação governamental mais ampla nos territórios é o que, basicamente, constituirá o campo a ser abordado no presente trabalho. O objetivo aqui é investigar empiricamente as condições socioeconômicas dos habitantes de grupos de municípios e as performances desses municípios nas áreas de renda, educação e saúde – as duas últimas representando as principais dimensões com correlações a serem aqui verificadas. Nesse sentido, a proposta que se coloca para este trabalho é selecionar um rol de indicadores que expressam as dimensões referidas, criando base empírica para tecer comparações entre eles. Um trabalho como esse apresenta a possibilidade de se estabelecerem parâmetros concretos de cotejo entre perfis de municípios, de modo a assinalar diferenciais entre eles e correlações que permitam interpretar as diferenças encontradas.
Keywords: territórios da cidadania;  programa bolsa família;  municípios;  indicadores;  políticas públicas;  gestão de políticas públicas;  avaliação
Target: Especialização em Gestão de Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social – 1ª edição
metadata.dc.description.additional: Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social, apresentado à Escola Nacional de Administração Pública – ENAP como requisito para obtenção do título de especialista.
Orientador: Prof. Bruno Moretti
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3326
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vernon Leão - Monografia versão definitiva.pdf993.71 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.