Title: Análise dos Efeitos da Fiscalização por meio dos Sorteios Públicos da Controladoria Geral da União sobre a gestão municipal do Programa Bolsa Família
Authors: Borges, Carolina Machado
metadata.dc.contributor.other: Rua, Maria das Graças (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: 42 p.
Issue Date: 2011
metadata.dc.rights.holder: Carolina Machado Borges
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Social
Políticas Públicas e Sociais
Abstract: A complexidade cada vez maior das demandas sociais, associada a uma limitação fiscal do Estado para atendimento das necessidades da coletividade, apresentam um quadro onde a administração pública precisa adotar práticas administrativas mais ágeis e flexíveis. Isso implica em que os órgãos de controle, tanto na esfera interna como externa, adotem procedimentos compatíveis com esse cenário, incorporando certa flexibilidade frente a demandas sociais e, principalmente, assumindo uma postura proativa e propositiva onde estes órgãos sejam capazes de gerar informação relevante para a melhoria dos processos de gestão. A Controladoria Geral da União adotou o Programa de Fiscalização de Recursos Federais por Sorteios Públicos e incluiu o Programa Bolsa Família no rol das ações fiscalizadas nesse âmbito. Este trabalho busca reunir dados que indiquem a influência da ação da CGU sobre o processo de gestão local do Bolsa Família. Os dados obtidos sugerem que esta influência pode ser observada nos municípios com uma quantidade maior de beneficiários do programa de transferência de renda condicionada.
Keywords: fiscalização;  recursos federais;  políticas sociais;  controle externo;  controle interno;  Programa Bolsa Família
Target: Curso Gestão de Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social – 1ª edição
metadata.dc.description.additional: Trabalho apresentado à Escola Nacional de Administração Pública como pré-requisito para a obtenção de Certificado de Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu em gestão de políticas de proteção e desenvolvimento social, 1ª edição.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3300
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carolina - monografia versão definitiva.pdf674.88 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.