Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlbuquerque, Ana Elizabeth Maia de-
dc.contributor.otherCoêlho, Denilson Bandeira (Orientador)-
dc.date.accessioned2018-06-04T16:36:49Z-
dc.date.available2018-06-04T16:36:49Z-
dc.date.issued2013-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3197-
dc.description.abstractA pesquisa analisa uma política de educação básica no Brasil, o Plano de Ações Articuladas (PAR), um instrumento de planejamento educacional, instituído no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O estudo do PAR situou-se na identificação das relações intergovernamentais em curso na política a partir do exame de um dos seus indicadores: existência, acompanhamento e avaliação do Plano Municipal de Educação (PME), desenvolvido com base no Plano Nacional de Educação (PNE), que integra a dimensão 1 (Gestão Educacional), área 1 (Gestão democrática) do plano. A pesquisa objetivou identificar os atributos dos municípios que possuem PME, identificar fatores que compõem o padrão do acesso dos municípios aos programas do PAR e, assim, analisar as relações intergovernamentais em curso no PAR e os fatores institucionais que influenciam o acesso aos programas. Metodologicamente, a composição do padrão associou informações populacionais (IBGE); do número de matrículas e número de funcionários, de docentes e não-docentes nas escolas dos municípios estudados (Censo da Educação Básica/Inep); do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb/Inep); e do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM/Pnud). A elaboração dos PME e o acesso aos programas do PAR requerem determinadas capacidades institucionais dos municípios, tais como recursos humanos, técnicos, informacionais, capacidade de gestão e de articulação entre as políticas, para a sua efetivação. Ocorre que tais requerimentos não estão presentes na grande maioria dos pequenos municípios brasileiros, fato que pode tornar inócuo o esforço de alçar à equidade, superar as relações desiguais e acessar os programas do PAR; e persistir os problemas históricos da desigualdade que repercutem na qualidade da oferta de educação.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.subjectplano de ações articuladaspt_BR
dc.subjectfederalismopt_BR
dc.subjectrelações intergovernamentaispt_BR
dc.subjectpolítica de educaçãopt_BR
dc.subjecteducação básicapt_BR
dc.subjectindicadorespt_BR
dc.titleO arranjo federalista brasileiro e as políticas de indução da união: uma análise do plano de ações articuladas do Ministério da Educaçãopt_BR
dc.typeMonografia/ TCCpt_BR
dc.rights.holderAna Elizabeth Maia de Albuquerquept_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical107 p.pt_BR
dc.description.classificationDesenvolvimento Socialpt_BR
dc.description.classificationPolíticas Públicas e Sociaispt_BR
dc.description.additionalMonografia apresentada à Escola Nacional de Administração Pública, como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista do curso gestão de políticas públicas de proteção e desenvolvimento social – 2ª edição, sob orientação do Professor Dr. Denilson Bandeira Coêlho.pt_BR
dc.educational.descriptionCurso Gestão de Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social – 2ª ediçãopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.pt_BR
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Elizabeth M Albuquerque.pdf2.14 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.