Title: A Dívida Pública e o Financiamento Orçamentário
Authors: Gadelha, Sergio Ricardo de Brito
Publisher: Enap
Endereço Eletrônico: http://www.enap.gov.br/
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Módulo Completo
metadata.dc.description.physical: 25 p.
Issue Date: 2017
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública - ENAP
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Gestão Orçamentária. Finanças Públicas
Abstract: Neste módulo é apresentado os conceitos relacionados ao processo de endividamento do setor público. Assim como, uma situação de déficit público quando o governo gasta mais do que arrecada. Para cobrir esse déficit, o governo recorre ao mercado financeiro, seja por meio da emissão de títulos públicos, seja por meio de empréstimos. Com isso, há criação ou aumento da dívida pública. Logo, os países, assim como as famílias e as empresas, também precisam, algumas vezes, recorrer a empréstimos ou financiamentos e, consequentemente, se endividam. Entre outros temas, o módulo demonstra como os mecanismos de financiamento dos gastos públicos contribuem para aumentar o estoque dessa dívida.
Keywords: orçamento público;  dívida pública;  receitas públicas
Target: Entender os conceitos introdutórios sobre a dívida pública no Brasil, e conhecer as diferentes formas de financiamento orçamentário.
Target Audience: Destina-se a cidadãs e cidadãos. Servidores públicos de qualquer esfera e Poder também estão autorizados a realizar o curso.
metadata.dc.educational.context: Este curso será realizado na modalidade a distância, via internet, utilizando-se a plataforma Moodle, disponível na Escola Virtual Enap, tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento e gerenciamento das atividades avaliativas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3169
Appears in Collections:Escola Virtual: Orçamento e Finanças
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Modulo 3 - A Divida Publica e o Financiamento Orcamentario.pdfMódulo 3 - A Dívida Pública e o Financiamento Orçamentário710.9 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.