Title: Curso: Metodologias Colaborativas de Inovação em Governo
Authors: Cavalcante, Pedro Luiz Costa
Publisher: Diretoria de Formação Profissional. Coordenação-Geral de Formação
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Apresentação/Slides
Programa
metadata.dc.description.physical: Programa do curso e 2 apresentações em slides
Issue Date: May-2017
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Gestão Pública
Inovação
Políticas Públicas e Sociais
Abstract: Noções teóricas sobre inovação e sistemas de inovação; Contexto da inovação no serviço público: histórico, conceitos e abordagens da inovação; facilitadores e limitadores da inovação no setor público. Inovação na prática: design thinking; métodos e ferramentas.
Keywords: serviço público;  inovação;  metodologias colaborativas;  design thinking;  políticas públicas
Target: Ao final do curso, o participante será capaz de compreender o tema de inovação no setor público, incluindo sua evolução histórica, determinantes de adoção e enquadramento no debate atual de administração pública; familiarizar-se com os dilemas e problemas que demandam novas formas de refletir e formular políticas públicas; debater os princípios e possibilidades de aplicação do design thinking aos problemas públicos; analisar, de forma interativa, métodos e ferramentas de inovação aplicadas ao setor público.
metadata.dc.educational.context: Carga Horária: 30 horas, sendo 24 horas presenciais e 06 horas à distância. O curso se baseia em aulas expositivas e dialogadas, leitura e discussão de textos de referência e, sobretudo, em atividades interativas. Aplicação do design thinking aos problemas públicos
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3098
Appears in Collections:Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras – 2017
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Programa_Metodologias Colaborativas de Inovação em Governo_2017.pdfPrograma_Metodologias Colaborativas de Inovação em Governo263.75 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open
Sessão 1_conceitos e motivadores.pdfSessão 1_conceitos e motivadores6.1 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open
Sessão 2_tipos_conseq_indutores.pdfSessão 2_Tendências Internacionais de Inovação no Governo2.23 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.