Title: Módulo 4 - economia do bem-estar (Programa Avaliação Socioeconômica de Projetos - microeconomia)
Módulo 5 - índices de inflação e correção monetária (Programa Avaliação Socioeconômica de Projetos - microeconomia)
Authors: Tractemberg, Leonel
Filatro, Andrea Cristina
metadata.dc.contributor.other: Ferreira, Camila De Lammare Cordeiro
Souza, Marcos Vinícius
Oliveira, Túlio
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http//:www.enap.gov.br
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Módulo Completo
metadata.dc.description.physical: 23 p.
Issue Date: 2015
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Economia
Gestão de Projetos. Gestão de Programas
Gestão Pública
Abstract: As visões econômicas mais associadas ao keynesianismo ou ao institucionalismo entendem ser o mercado, ou melhor ainda, os mercados, arranjos institucionais dentro do conjunto dos marcos organizativos e normativos da sociedade, e enquanto tais não podem ser pensados separadamente deste contexto, em que o Estado constitui a instituição ordenadora mais geral. Assim, o Estado não deve ser pensado simplesmente como um ente suplementar ao mercado, apenas a ser acionado quando este falha em conduzir ao maior bem-estar social. Contudo, a análise microeconômica convencional é clara em apontar tais limitações do sistema de mercado, denominadas por imperfeições ou falhas de mercado, ainda que boa parte da literatura convencional enxergue aí a justificativa para a ação do Estado no sistema econômico, ou seja, que ele só deva “entrar” pelo fato e apenas na exata medida em que o mercado “falha”, e em que pese admitirmos que as ações do Estado não se restrinjam simplesmente a tal, o fato é que das constatações de falhas de mercado em nível microeconômico, observa-se de fato várias evidências das limitações do sistema de preços de mercado no atingimento do máximo bem-estar social. Não entraremos nos pormenores de cada índice, exemplificamos como o uso de diferentes índices deve ser criterioso e atento ao contexto em análise, sob pena de se criarem falácias que não são erradas em si, mas que não nos dizem nada de relevante do ponto de vista econômico.
Keywords: avaliação socioeconômica de projetos;  bem-estar social;  poder de mercado;  bens públicos;  preços sociais;  monopólio;  oligopólio;  índice de inflação;  correção monetária;  microeconomia
Target: Descrever as principais falhas de mercado e o modo como elas comprometem a eficiência à locativa, compreender o sentido dos bens públicos e sua relação com o bem-estar e as falhas de mercado, discutir eventuais discrepâncias entre preço social e preço de mercado decorrentes das falhas de mercado.
Perceber que o valor monetário dos bens e serviços se altera com o tempo, reconhecer a necessidade de utilizar índices inflacionários para corrigir o valor monetário dos bens e serviços ao longo do tempo.
Target Audience: Destina-se especialmente aos agentes públicos dos três poderes (executivo, legislativo e judiciário) e das três esferas de governo (federal, estadual e municipal) responsáveis pela análise de projetos de grande porte.
metadata.dc.educational.context: Este é o Módulo 4 e 5 do curso conceitos essenciais para ASP - microeconomia, realizado na modalidade a distância, via internet, utilizando-se a plataforma Moodle, disponível na Escola Virtual Enap.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3037
Appears in Collections:Escola Virtual: Políticas Públicas
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MICROECONOMIA_MODULO 04 E 05.pdf777.45 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.