Title: Análise do impacto da nova norma de processo sancionador da ANTAQ em termos de celeridade processual
Authors: Macedo, Marcio Mateus de
metadata.dc.contributor.other: Resende, João Paulo de (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://www.enap.gov.br/
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 28 p.
Issue Date: Jun-2016
metadata.dc.rights.holder: Marcio Mateus de Macedo
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
Classificação Temática: Administração Pública
Gestão de Processos
Abstract: O presente artigo pretende apresentar o estudo dos efeitos da nova norma de processo administrativo sancionador da ANTAQ, em termos de celeridade processual, mediante emprego de métodos econométricos para estimativa da diferença de tempo de tramitação antes e pós norma, controlados outros fatores que também influenciam, mas que não são objeto deste estudo. Como órgão dotado de poder de polícia administrativa, a aplicação de penalidade pela agência reguladora ocorre por meio de processo administrativo, o qual, não raro, costuma demandar considerável tempo. A morosidade traz, como consequências, perda de efetividade do caráter pedagógico da penalidade, consumo de recursos materiais e humanos, insegurança jurídica e sensação de impunidade. Esta deficiência tem sido objeto de reclamação recorrente tanto por órgãos de controle como pela sociedade. Objetiva-se aferir o efeito normativo sobre o tempo de tramitação processual, em que pese a falta de estudos que abordem o tema. Por meio de pesquisa analítica e método quantitativo, busca-se chegar a uma conclusão segura sobre o efeito particular da norma em exame, controlados os demais fatores. Conforme indicado em conclusão, o novel caderno normativo aparenta cumprir com seu intento, em que pese a interveniência relevante de outras variáveis.
Keywords: Processo administrativo sancionador;  Celeridade Processual;  Análise Econométrica
Target: Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de especialista no Curso de Especialização em Gestão Pública.
Target Audience: Especialistas e interessados em Gestão Pública.
metadata.dc.educational.context: Especialização em Gestão Pública. 10ª edição. Carga horária: 401 horas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2513
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Márcio Mateus.pdfArtigo principal799.29 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.