Title: Programa de transferência de conhecimento para servidores do Instituto Nacional do Seguro Social-INSS
Authors: Batista, Jully Ane da Silva Pereira
metadata.dc.contributor.other: Batista, Fábio (Orientador)
Craveiro, Antônio Augusto Polônio Medeiros (Tutor)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://www.enap.gov.br/
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 30 p.
Issue Date: Aug-2016
metadata.dc.rights.holder: Jully Ane da Silva Pereira Batista
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
Classificação Temática: Administração Pública
Gestão do Conhecimento
Abstract: Em uma Instituição como o Instituto Nacional do Seguro Social-INSS, importante pela atuação no reconhecimento de direitos de cidadãos e pelo impacto que a renda gerada pelos benefícios previdenciários possui na vida dos brasileiros, a gestão eficiente dos recursos, tanto humanos quanto orçamentários e tecnológicos, possui aspecto especialmente relevante, pois influencia diretamente o atendimento prestado aos usuários de seus serviços. O avanço na gestão da Autarquia Previdenciária observado nos últimos anos foi reflexo de vários esforços voltados para a melhoria do atendimento do usuário. Entretanto, o risco de colapso no atendimento em razão da aposentadoria iminente de parcela elevada de servidores (acima de 40%) já foi objeto de recomendação tanto da Auditoria Interna quanto do Tribunal de Contas da União-TCU. O presente trabalho pretende abordar como a gestão do conhecimento pode auxiliar o INSS a desenvolver técnicas de compartilhamento do saber, mediante a elaboração de um programa de transferência do conhecimento entre servidores, com base em modelos utilizados por outras instituições.
Keywords: Gestão do conhecimento;  Administração Pública;  Transferência;  Compartilhamento
Target: Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
Target Audience: Especialistas e interessados em Gestão Pública.
metadata.dc.educational.context: Especialização em Gestão Pública. 10ª edição. Carga horária: 401 horas.
metadata.dc.description.additional: Notas de conteúdo: Introdução. Metodologia. Projeto de Intervenção. 1. Identificação do Projeto. 1.1. Programa de Transferência de Conhecimento-INSS. 1.2. Localização do Projeto. 1.3. Público-Alvo. 1.4. Valor total do projeto. 1.5. Duração do Projeto. 1.6. Instituição/unidade funcional gestora e idealizadora. 2. Lógica de Intervenção do Projeto (Resultados Esperados). 3. Contexto e Justificativa. 4. Estrutura de gestão e principais atores envolvidos. 5. Organograma. 6. Ciclo de vida do Projeto. 6.1. Detalhamento do projeto. 7. Escopo do Projeto. 7.1. Mapa Mental. 7.2. Não escopo do projeto. 8. Cronograma do Projeto. 9. Estimativa de Custos do Projeto (Viabilidade). 10. Estratégia de Monitoramento e Avaliação do projeto. 11. Conclusão.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2509
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROJETO DE INTERVENCAO - Jully Ane-Versao final -Agosto 2016.pdfProjeto de Intervenção808.88 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.