Title: Elaboração de Projeto de Lei visando a taxação das pesquisas arqueológicas no âmbito do Licenciamento Ambiental Brasileiro
Authors: Curado, Danilo
metadata.dc.contributor.other: Pares, Ariel Cecílio Garces (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://www.enap.gov.br/
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 25 p.
Issue Date: Jul-2016
metadata.dc.rights.holder: Danilo Curado
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
Classificação Temática: Gestão de Projetos. Gestão de Programas
Meio ambiente. Recursos Naturais. Desenvolvimento Sustentável
Abstract: O patrimônio arqueológico brasileiro, enquanto patrimônio da União, requer, devido sua natureza finita, a preservação de suas características basilares, provendo e promovendo o acesso à cultura por povos atuais e a seus descendentes. Para tanto, considerando que a gestão do patrimônio arqueológico brasileiro compete ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e que tal Instituto responde como órgão anuente ao licenciamento ambiental brasileiro, além de considerar que o próprio licenciamento catapultou sobremaneira a quantidade de pesquisas arqueológicas no Brasil, tem-se que o Projeto de Intervenção apresentado possui como objetivo final a formulação de um Projeto de Lei que venha a aperfeiçoar as normas relativas à missão do IPHAN, principalmente quanto a criação de uma taxa para custear os avultados recursos que o Instituto arca no exercício do licenciamento ambiental de forma solitária, sem contrapartida.
Keywords: Arqueologia;  Licenciamento;  Taxa
Target: Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Gestão Pública.
Target Audience: Especialistas e interessados em Gestão Pública.
metadata.dc.educational.context: Especialização em Gestão Pública. 10ª edição. Carga horária: 401 horas.
metadata.dc.description.additional: Notas de conteúdo: Introdução. Metodologia. Projeto de intervenção. 1. Identificação do Projeto. 1.1. Título “Elaboração de Projeto de Lei visando a taxação das pesquisas arqueológicas no âmbito do Licenciamento Ambiental Brasileiro”. 1.2. Localização do Projeto. 1.3. Valor total do projeto. 1.4. Duração do Projeto. 1.5. Instituição/unidade funcional gestora e idealizadora. 2. Lógica de Intervenção do Projeto. 3. Contexto e Justificativa. 4. Estrutura de gestão e principais atores envolvidos no Projeto. 5. Ciclo de vida do Projeto. 6. Escopo do Projeto. 6.1. Estrutura Analítica do Projeto. 6.2. Não escopo do projeto. 6.3. Quadro de Trabalho. 7. Cronograma do Projeto. 8. Estimativa de Custos do Projeto. 9. Estratégia de Monitoramento e Avaliação do Projeto. Considerações finais
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2491
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Danilo Curado.pdfProjeto de intervenção563.69 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.