Title: Compras públicas sustentáveis: incorporação de critérios de sustentabilidade na contratação de mobiliário, no âmbito da caixa econômica federal
Authors: Santos, Bruno Sanson Eleodoro dos
metadata.dc.contributor.other: Fernandes, Ciro Campos Christo (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://www.enap.gov.br/
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 71 p.
Issue Date: Jul-2016
metadata.dc.rights.holder: Bruno Sanson Eleodoro dos Santos
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
Classificação Temática: Licitação. Compras
Abstract: Este trabalho teve por finalidade precípua compreender o processo de implantação dos requisitos de sustentabilidade nas compras realizadas pela administração pública, no âmbito de uma Empresa Pública específica, a Caixa Econômica Federal (CAIXA), suscitando a discussão a respeito dos obstáculos, dificuldades e avanços advindos da aplicação desses novos critérios. Quanto ao método de pesquisa, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental, nas legislações pertinentes e em editais do referido Banco, compreendendo os anos de 2014 a 2016. O trabalho desenvolve-se como um estudo de caso, a partir do uso de entrevistas e de variáveis qualitativas, cujo objeto foi analisar o processo de incorporação de critérios socioambientais na contratação do mobiliário utilizado pela CAIXA. Os resultados evidenciam o crescimento de apoio e incentivo às compras públicas sustentáveis, com a introdução de critérios sustentáveis ao lado dos fatores tradicionais, fundamentados no menor preço. O trabalho demonstra que, apesar das dificuldades enfrentadas, os avanços foram significativos e os resultados de uma forma geral são positivos.
Keywords: Compras públicas;  Sustentabilidade;  Patrimônio;  Mobiliário
Target: Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Gestão Pública.
Target Audience: Especialistas e interessados em gestão pública.
metadata.dc.educational.context: Especialização em Gestão Pública. 10ª Edição. Carga horária: 401 horas.
metadata.dc.description.additional: 1 Introdução. 2 Contextualização da sustentabilidade nas compras públicas. 2.1 A importância das compras públicas na administração federal brasileira. 2.2 O processo de compras na CAIXA. 2.3 A sustentabilidade e sua importância no contexto social e econômico contemporâneo. 2.4 O impacto da incorporação da sustentabilidade nas compras públicas da administração federal: medidas, instrumentos e normas adotadas. 2.5 A introdução da sustentabilidade na CAIXA e o estado atual de sua Implantação. 2.6 A relação do mobiliário com o tema sustentabilidade e sua importância nas compras da CAIXA. 3 Referencial teórico. 4 Metodologia. 5 Estudo de caso: a implantação da sustentabilidade na CAIXA. 5.1 A implantação na CAIXA do novo modelo de Termo de Referência com critérios de sustentabilidade para contratação de mobiliário. 5.2 Obstáculos, dificuldades e avanços da incorporação de critérios de sustentabilidade na contratação de mobiliário. 5.2.1Obstáculos e dificuldades. 5.2.2Avanços alcançados. 6 Conclusão
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2489
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruno Sanson Eleodoro dos Santos.pdfEstudo de Caso1.03 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.