Title: Boletim eletrônico de bibliografias especializadas: combate à corrupção, transparência e dados abertos.
Authors: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil). Biblioteca Graciliano Ramos
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
Endereço Eletrônico: http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=3990
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Boletim
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 14 p.
Volume: n.3 de 2015
Issue Date: Jul-2015
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Acesso à Informação
Administração Pública
Abstract: Para a construção de um sistema público mais justo e democrático, é necessário desenvolver mecanismos que garantam que os recursos dos pagadores de impostos sejam, de fato, revertidos para a sociedade. O combate à corrupção é, portanto, um dos desafios contemporâneos das instituições polí­ticas do Brasil e do mundo. No contexto brasileiro, vários foram os meios encontrados para estreitar a prestação de contas entre a sociedade e os representantes públicos, como o pacote anticorrupção, lançado pelo Governo Federal, em março deste ano; e a Lei de Acesso à Informação (LAI), que entrou em vigor em maio de 2012. Diante desses desafios e soluções, a 3ª edição do Boletim Eletrônico de Bibliografias Especializadas de 2015 reuniu trabalhos que abordam o assunto de forma interdisciplinar, percorrendo áreas que vão desde a Ciência Política e Sociologia até a Psicanálise. O objetivo é oferecer, aos interessados, material para uma melhor compreensão do tema. Os materiais indicados podem ser encontrados no acervo da Biblioteca Graciliano Ramos e em bases de acesso aberto na Internet.
Keywords: corrupção;  combate à corrupção;  boletim de bibliografias especializadas;  lei de acesso à informação;  acesso à informação
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2333
Appears in Collections:Boletins da Biblioteca


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.