Title: Módulo I: Administração pública e o contexto institucional contemporâneo
Authors: Coelho, Ricardo Corrêa
Endereço Eletrônico: http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_include&evento=calendario_cursos_presenciais&Itemid=47
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Apostila/Material Textual
Apresentação/Slides
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 43 p.
Número de slides: 38 slides
Issue Date: 2014
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Gestão Pública
Abstract: O módulo se destina à abordagem do conceito de Estado, da dicotomia público/privado, da relação entre o Estado e o servidor público, dos aspectos legais e éticos que envolvem o exercício da função pública, das características da administração pública no mundo contemporâneo, dos desafios da administração pública brasileira e do papel das gerências operacionais nesse processo, particularmente no que se refere à criação de valor público. O processo de ensino-aprendizagem é conduzido por intermédio de exposições dialogadas e discussões orientadas pelo professor.
Keywords: administração pública;  sociedade contemporânea;  agente público
Target: Ao final do módulo o participante será capaz de definir o Estado e a Administração Pública, por intermédio da análise de sua evolução histórica, no que se refere às suas funções e esfera de atuação; Identificar os direitos do cidadão e os deveres do Estado nas democracias modernas, considerando-se as relações público-privado e as prerrogativas do poder público; Definir o papel do servidor público como agente do Estado, considerando-se as formas de investidura, os tipos de vínculos e princípios de conduta; Definir os princípios norteadores da Administração Pública brasileira de acordo com o texto constitucional, considerando as implicações desses princípios na atuação dos agentes públicos; Listar os poderes e deveres do administrador público com relação à Administração e à sociedade civil; Apontar as principais transformações sociais, políticas, econômicas, culturais e tecnológicas da contemporaneidade, que impactaram o papel e a forma de atuação do Estado e da Administração Pública no mundo e no Brasil; Indicar os desafios a serem enfrentados pelo Estado e pela Administração Pública brasileira na atualidade e o papel que os gerentes operacionais poderão desempenhar no enfrentamento desses desafios.
Target Audience: Gerentes operacionais dos órgãos da administração pública federal, compreendendo-se como tal os gerentes de primeira linha diretamente envolvidos com a condução de equipes de execução.
metadata.dc.educational.context: O Módulo I: Administração pública e contexto institucional contemporâneo, carga horária de 14h, faz parte do Programa de Desenvolvimento de Gerentes Operacionais - PDGO . O Programa estrutura-se em 5 (cinco) módulos, a saber: Módulo I: Administração Pública e Contexto Institucional Contemporâneo; Módulo II: Planejamento e Gestão Organizacional; Módulo III: Gestão de Processos; Módulo IV: Gestão de Recursos; Módulo V: Gestão de Pessoas.
metadata.dc.description.additional: Sumário; 1. Retomando o Conceito de Estado; 2. A Dicotomia Público/Privado; 3. O Estado e o Servidor Público; 4. O Servidor e o Serviço Público; 5. A Administração Pública no Mundo Contemporâneo; 6. Desafios da Administração Pública Brasileira; Referências Bibliográficas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2260
Appears in Collections:Programa: Desenvolvimento de Gerentes Operacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1. Apostila - Módulo 1 - Administração Pública.pdfApostila - Módulo I - PDGO560.34 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open
2. Slides - Módulo 1 - Administração Pública.pdfSlides - Módulo I - PDGO2.71 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.