Title: Profissionalização do servidor público: requisito para o desenvolvimento
Authors: Ricupero, Rubens
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Revista do Serviço Público (RSP)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/804/623
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.description.physical: Revista do Serviço Público - RSP, ano 45, v. 118, n. 2, p. 149-153
Número padronizado: v. 45, n. 2 (1994)
Issue Date: Jul-1994
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Abstract: A ausência ou deficiência do aparato burocrático reduz a capacidade dos governos de concretizarem projetos de interesse público. A profissionalização do serviço público é objetivo prioritário e de curto prazo, ao qual não poderão se furtar os dirigentes máximos do Brasil. Não se pode conceber um corpo de funcionários do qual se possam exigir a prestação de bons serviços sem que lhes possa oferecer em contrapartida, a existência de um plano racional de carreiras, estímulos ao aperfeiçoamento, perspectivas de progressão profissional e estrutura flexível de salários que os permita adequarem-se tanto ao nível de exigências para a função exercida quanto ao mérito individual devidamente aferido.
La ausência o deficiencia dei aparato burocrático reduce la capacidad de los gobiemos de concretar proyectos de interés público. La profesionalización dei servicio público es objetivo prioritário y de corto plazo, que no podrán ignorar los máximos dirigentes de Brasil. No se puede concebir un cuerpo de funcionários dei que se pueda exigir la prestación de buenos servicios sin que se le pueda ofrecer, en contrapartida, la existencia de un plan racional de carreras, estímulos al perfeccionamento, perspectivas de progreso profesional y estructura flexible de salarios que le permita adecuación tanto a nivel de exigencias para la función exigida como de mérito individual debidamente evaluado.
Absence or deficiency in the bureaucracy machine reduces govemmental capacity to carry out projects of public interest. Professionalization of civil servants is a priority goal on the short run, which the highest authorities in Brazil cannot ignore. You cannot conceive a Corporation of civil servants which can be askcd to ofler good Service without being able to offer them, in return, a rational careerplan that stimulates their improvement, offers perspectives for rising up the professional ladderand presents a flexible salary structure which is adaptcd both to the levei of demands presented by the post they have and to the individual merit which has been duly proven.
Keywords: administração pública;  servidor público;  profissionalização;  carreira;  aperfeiçoamento
metadata.dc.description.additional: Publicado na seção Ensaio da RSP.
ISSN Impresso: 0034-9240
ISSN Eletrônico: 2357-8017
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2049
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 1991 a 2000
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1994 RSP ano.45 v.118 n.2 jul-ago p.149-153.pdf172.45 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.