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dc.contributor.authorPacheco, Regina Silvia-
dc.date.accessioned2015-03-04T13:04:15Z-
dc.date.available2015-03-04T13:04:15Z-
dc.date.issued2002-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1914-
dc.description.abstractO papel das escolas de governo tem evoluído no contexto das reformas gerenciais do setor público. Se sua origem foi em geral marcada pelo propósito de formar a futura elite burocrática, tendo como referência os modelos francês e alemão, seu desafio hoje é capacitar os quadros existentes, sobretudo gerenciais e dirigentes, e formar novos profissionais para o setor público que se engajem na superação da cultura burocrática e no exercício dos valores republicanos. Este novo desafio implica discutir o significado dessas escolas de governo como centros de excelência em gestão pública. Por um lado, para exercer seu novo papel, a escola de governo deve se posicionar como a escola corporativa de gestão do governo — o que se traduz por estreito alinhamento às políticas e diretrizes de governo para a melhoria da gestão pública. Por outro lado, no entanto, é fundamental exercer um papel de antecipação — em busca de novas tendências e melhores práticas, e ainda um papel de relevância e influência na própria formulação daquelas políticas voltadas para melhoria da gestão. Estando as ferramentas de gestão desenvolvidas para empresas privadas, cabe ainda às escolas de governo exercer um papel de filtro e adaptação destas ferramentas ao contexto do setor público, cujo processo de tomada de decisão é muito mais complexo, além de possuir valores e indicadores de performance próprios. A conjugação destes papéis pode gerar tensões ou visões divergentes entre os stakeholders internos e externos dessas instituições. Pode, também, implicar novas competências requeridas para seus profissionais, algumas das quais só atingíveis com substituição de pessoas — já que a ampliação de quadros está limitada em contexto de ajuste fiscal. Outras implicações se colocam sobre a linha de produtos e serviços existentes, com pressão crescente por mais recursos para viabilizar a prospecção. Os requisitos da excelência implicam ainda a necessidade de um sensor que permita a avaliação permanente do impacto de suas ações. O presente texto discute essas e outras implicações decorrentes do desafio atual das escolas de governo, em busca de se tornarem centros de excelência em gestão pública, a partir da perspectiva da ENAP — Brasil e de sua inserção no contexto da reforma gerencial do Estado, em curso no Brasil desde 1995.pt_BR
dc.description.abstractEl papel de las escuelas de gobierno ha evolucionado, en el contexto de las reformas gerenciales del sector público. Si su origen fue en líneas generales caracterizado por el propósito de formar la futura elite burocrática, teniendo como referencia a los modelos francés y alemán, su desafío actual es capacitar a los cuadros existentes, sobre todo gerenciales y directivos, y formar nuevos profesionales para el sector público que se comprometan en la superación de la cultura burocrática y en el ejercicio de los valores republicanos. Este nuevo desafío implica discutir el significado de estas escuelas de gobierno como centros de excelencia en gestión pública. Por una parte, para ejercer su nuevo papel, la escuela de gobierno debe colocarse como la escuela corporativa de gestión del gobierno — lo que Revista do Serviço Público Ano 53 Número 1 Jan-Mar 2002 Regina Silvia Pacheco é presidente da ENAP Escola Nacional de Administração Pública. Professora doutora da Fundação Getúlio Vargas, São Paulo (licenciada). Contato: regina.pacheco@ enap.gov.br RSP 88 se traduce como estrecho alineamiento a las políticas y directrices de gobierno para la mejoría de la gestión pública. Por otra parte, sin embargo, es fundamental ejercer un papel de anticipación — en busca de nuevas tendencias y mejores prácticas, y aún un papel de relevancia e influencia en la propia formulación de aquellas políticas orientadas hacia la mejoría de la gestión. Teniendo en cuenta que las herramientas de gestión están desarrolladas para empresas privadas, corresponde además a las escuelas de gobierno ejercer un papel de filtro y adaptación de estas herramientas al contexto del sector público, cuyo proceso de toma de decisión es mucho más complejo, además de que posee valores e indicadores de desempeño propios. La conjugación de estos papeles puede generar tensiones o visiones divergentes entre los stakeholders internos y externos de estas instituciones. Puede también implicar nuevas competencias requeridas para sus profesionales, algunas de las cuales sólo es posible alcanzarlas con sustitución de personas — ya que la ampliación de cuadros está limitada en el contexto de ajuste fiscal. Otras implicaciones se colocan sobre la línea de productos y servicios existentes, con creciente presión por más recursos para tornar viable la prospección. Los requsitos de la excelencia implican además la necesidad de un sensor que permita la evaluación permanente del impacto de sus acciones. El presente texto discute estas y otras implicaciones derivadas del desafío actual de las escuelas de gobierno, en la búsqueda por convertirse en centros de excelencia en gestión pública, a partir de la perspectiva de la ENAP — Brasil y de su inserción en el contexto de la reforma gerencial del Estado, en proceso en Brasi desde 1995.pt_BR
dc.description.abstractThe role of public administration schools has evolved as a result of the managerial reforms being carried out in the public sector. While in most cases their original purpose was to train the future bureaucratic elite using the French and German models as a benchmark, their challenge today is to train the existing staff of governmental agencies, particularly upper and middle management, and new public-sector professionals to overcome the bureaucratic culture and exercise true Republican values. This new challenge brings out to discussion the meaning of these civil service colleges as centers of excellence in public management. On one hand, to play its new role, the civil service college must be taken as the corporative college of government management — which means it is closely aligned to the policies and directives of government aimed at the public management improvement. On the other hand, nevertheless, it is fundamental to play an anticipation role — in search for new tendencies and better practices, and still a relevance and influence role on the very formulation of those policies oriented to management improvement. Considering that the management tools are developed for the private companies, it is still a duty of civil service colleges to play a filter and adaptation role of these tools to the public sector context, in which decision making process is much more complex in addition to its own values and performance indicators. The combination of these roles can give rise to tensions or diverging visions between the internal and external stakeholders of these institutions. It can also imply the need to develop new competencies in their professionals, some of which can only be ensured by replacing staff — considering that only a limited number of additional people can be hired in a context of fiscal adjustment. There are also other implications for the line of current products and services, enhancing the pressure for more resources for prospecting purposes. The requirements of excellence also imply the need of a sensor to evaluate the impact of their actions on a permanent basis. This text brings out these and other implications derived from the civil service colleges’ present challenge, aiming at becoming centers of excellence in public management, from the perspective of ENAP — Brazil and from its insertion in the managerial Sate reform context, in process in Brazil since 1995.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.sourcehttp://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/280/286pt_BR
dc.subjectescola de governopt_BR
dc.subjectcentros de excelênciapt_BR
dc.subjectgestão públicapt_BR
dc.subjectEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.titleEscolas de governo como centros de excelência em gestão pública: a perspectiva da ENAP — Brasilpt_BR
dc.title.alternativeEscuelas de gobierno como centros de excelencia en gestión pública: la perspectiva de la ENAP — Brasilpt_BR
dc.title.alternativeCivil service colleges as centers of excellence in public management: the perspective of ENAP — Brazilpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalNúmero padronizado: v. 53, n. 1 (2002) Revista do Serviço Público - RSP, ano 53, n. 1, p. 75-88pt_BR
dc.description.classificationEscola de Governopt_BR
dc.description.additionalISSN impresso: 0034-9240pt_BR
dc.description.additionalISSN eletrônico: 2357-8017pt_BR
dc.subject.enapescola de governopt_BR
dc.subject.enapcapacitação profissionalpt_BR
dc.subject.enapagente públicopt_BR
dc.subject.enapadministração públicapt_BR
dc.educational.descriptionO presente texto discute as implicações decorrentes do desafio das escolas de governo, em busca de se tornarem centros de excelência em gestão pública, a partir da perspectiva da ENAP — Brasil e de sua inserção no contexto da reforma gerencial do Estado, em curso no Brasil desde 1995.pt_BR
dc.educational.description2pesquisa bibliográfica e discussãopt_BR
dc.educational.intendedenduserroleservidores públicos e sociedade brasileirapt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
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