Title: Coaching no setor público: a aplicação na carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no Brasil à luz da pática no governo federal dos Estados Unidos da América
Authors: Miotto, Maisa
metadata.dc.contributor.other: Sarti, Flávia Mori (Orientadora)
Publisher: Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 72 p.
Issue Date: 2011
metadata.dc.rights.holder: Maisa Miotto
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Comum
Classificação Temática: Administração Pública
Gestão de Pessoas
Abstract: O presente trabalho constitui é um estudo da aplicação da metodologia coaching no governo federal brasileiro, a partir da análise da proposta de carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). A Reforma do Estado conduzida durante a década de 1990 foi um marco de mudanças significativas para questões relativas aos recursos humanos no setor público brasileiro, promovendo ações direcionadas à implantação de uma administração pública gerencial no país. No entanto, restaram lacunas que devem ser preenchidas, de forma que os recursos humanos sob a gestão pública sejam passíveis possam de adaptação às mudanças e aquisição de competências para uma atuação flexível e eficiente. O coaching surge como uma metodologia que busca auxiliar os líderes no governo federal brasileiro a alcançar melhores indicadores de formação e produtividade dos recursos humanos no setor público em nível federal. Analisaram-se comparativamente os parâmetros da proposta de coaching descritos na carreira de EPPGG e as aplicações realizadas no governo federal dos Estados Unidos da América.
Keywords: recursos humanos;  carreira;  gestão de políticas públicas;  governo federal;  coaching
metadata.dc.description.additional: Texto publicado no DVD: EPPGG 25 anos a serviço da cidadania - 30 textos fundamentais sobre a Carreira EPPGG.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1729
Appears in Collections:Carreira EPPGG: Monografias


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.