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dc.contributor.authorBorges, Cândido-
dc.contributor.authorAndrade Júnior, Hermes-
dc.contributor.authorMendes, Annita Valléria Calmon-
dc.contributor.authorLuz, Rodolfo Pinto da-
dc.date.accessioned2014-12-02T16:16:05Z-
dc.date.available2014-12-02T16:16:05Z-
dc.date.issued2010-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1601-
dc.description.abstractEste texto parte do reconhecimento de que a implementação de Comissões de Ética Setoriais constitui componente fundamental para concretizar a promoção da ética no âmbito do Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal. Entretanto, essa não é uma tarefa simples. A análise de dados secundários e a revisão da literatura sobre o tema suscitam as questões: como implementar Comissões de Ética Setoriais? Há lacunas no processo de implantação? Quais seriam os meios para transpor as dificuldades inerentes a esse processo? Realizou-se pesquisa exploratória, indutiva, qualitativa. O estudo de dois casos (um de sucesso e outro de fracasso no processo de implementação dessas Comissões) indica que a adoção sistemática de instrumentos pedagógicos para a promoção da ética, o comprometimento da alta administração e a criação de uma rede interna de pessoas capacitadas e sensíveis ao tema são elementos importantes nesse processo. O estudo sugere, ainda, ações que podem favorecer a efetiva implementação dessas Comissões.pt_BR
dc.description.abstractEste texto parte del reconocimiento de que la implementación de Comisiones de Ética Sectoriales constituye componente fundamental para materializar la promoción de la ética en el Sistema de Gestión de la Ética en el Ejecutivo Federal. Sin enbargo, esta no es una tarea simple. El análisis de datos secundarios y la revisión de la literatura sobre el tema suscitan las cuestiones: ¿cómo implementar Comisiones de Ética Sectoriales? ¿Hay lagunas en el proceso de implantación de las Comisiones? ¿Cuáles serían los medios para superar las dificultades inherentes a este proceso? Se realizó investigación exploratória, inductiva y cualitativa. El estudio de dos casos (uno de éxito y el otro de fracaso en el proceso de implementación de estas Comisiones) indican que la adopción sistemática de los instrumentos pedagógicos para la promoción de la ética, el comprometimiento de la alta administración y la creación de una red interna de personas capacitadas y sensibles al tema son elementos importantes en este proceso. El estudio sugiere, aún, acciones que pueden favorecer la efectiva implementación de estas Comisiones.pt_BR
dc.description.abstractThis paper acknowledges that implementation of Sectorial Ethics Commission constitutes a basic component to promote ethics on System of Management of the Ethics of the Federal Executive. This is, however, not a simple task. The analysis of secondary data and the revision of literature on the subject excite the questions: how to implement Sectorial Commissions? Which would be the means to transpose the inherent difficulties to this process? An Exploratory, inductive, and qualifying research was held. The study of two cases: one successful and another failed in implementing these Commissiones, both indicating that the systematic adoption of pedagogical instruments for the promotion of ethics, high administration commitment and the creation of an internal net of people able and sensible to the subject are important elements in this process. The study also suggests actions that can favor the effective implementation of these Commissionspt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.publisherRevista do Serviço Público (RSP)pt_BR
dc.sourcehttp://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/42/40pt_BR
dc.subjectcomissão de ética setorialpt_BR
dc.subjectéticapt_BR
dc.subjectcomisión de ética sectorialpt_BR
dc.subjectsectorial ethics commissionpt_BR
dc.subjectethicspt_BR
dc.subjectpoder executivo federalpt_BR
dc.subjectpoder ejecutivo federalpt_BR
dc.subjectexecutive federal administrationpt_BR
dc.titleComissão de Ética Setorial: os desafios de fazer cumprir a ética na administração pública federalpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 61, n. 2, p. 137-156pt_BR
dc.description.classificationAdministração Públicapt_BR
dc.description.classificationÉticapt_BR
dc.description.classificationÉtica Públicapt_BR
dc.description.additionalISSN eletrônico: 2357-8017pt_BR
dc.description.additionalISSN impresso: 0034-9240pt_BR
dc.subject.enapcomissão de éticapt_BR
dc.subject.enapéticapt_BR
dc.subject.enapadministração públicapt_BR
dc.subject.enappoder executivopt_BR
dc.educational.intendedenduserroleServidor Públicopt_BR
dc.educational.intendedenduserroleSociedade Brasileirapt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010


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