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dc.contributor.authorFaleiros, Nayara de Paula-
dc.date.accessioned2023-03-23T16:30:09Z-
dc.date.available2023-03-23T16:30:09Z-
dc.date.issued2023-03-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7558-
dc.description.abstractA construção de uma agenda propositiva de reformas para o Estado brasileiro vem sendo intensamente debatida ao longo das últimas décadas, inclusive quanto à gestão estratégica de pessoas. No caso das instituições federais de ensino superior (Ifes), que exercem um papel fundamental no desenvolvimento da educação de nível superior no país, percebe-se um movimento paulatino de transformações, tanto infraestruturais quanto no perfil de seus servidores técnico-administrativos em educação (TAE). A partir disso, o objetivo do presente trabalho foi mapear, detalhadamente, as estratégias e/ou políticas institucionais de gestão de pessoas que as Ifes paulistas - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - têm utilizado para lidarem com o subaproveitamento dos profissionais “superqualificados” em relação às exigências do nível de classificação do cargo que exercem. A partir de uma pesquisa documental, que utilizou a abordagem da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), constatou-se que mais de 90% dos servidores TAE das Ifes paulistas são “superqualificados”. Todavia, não foram identificadas estratégias e/ou políticas institucionais nessas Ifes que abordassem aspectos relacionados ao gerenciamento desse fenômeno, despertando a atenção para a necessidade de discussões mais estruturadas e encaminhamentos concretos sobre essa problemática, a exemplo da construção de alternativas para a promoção do desenvolvimento e gestão da carreira dos técnico-administrativos em educação baseadas no conceito de lateralidade.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.subjectgestão de pessoaspt_BR
dc.subjectqualificação profissionalpt_BR
dc.subjectservidor públicopt_BR
dc.subjectinstituição de ensinopt_BR
dc.subjectadministração pública federalpt_BR
dc.titleComo as Ifes estão gerindo o capital intelectual de seus servidores superqualificados: um olhar sobre as estratégias e políticas institucionais aplicadas ao servidor técnico-administrativo em educaçãopt_BR
dc.typeCadernopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (Brasil)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalCadernos Enap, 123pt_BR
dc.description.physicalColeção: Cátedras 2021pt_BR
dc.description.classificationEducação e Docênciapt_BR
dc.description.classificationGestão de Pessoaspt_BR
dc.description.classificationGestão Públicapt_BR
dc.description.classificationPolíticas Públicaspt_BR
dc.description.additionalInclui sumário executivo.pt_BR
dc.description.additionalISSN n. 0104-7078pt_BR
dc.description.additionalhttps://doi.org/10.21874/catedras2021.123pt_BR
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dc.subject.ods16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
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