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dc.contributor.authorFarias, André Luiz de Albuquerque-
dc.contributor.otherCarvalho, Bruno Eustáquio Ferreira de Castro de (Orientador)-
dc.date.accessioned2019-10-18T19:34:17Z-
dc.date.available2019-10-18T19:34:17Z-
dc.date.issued2019-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4443-
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo analisar o impacto econômico das novas regras de limitação ao pleito de reequilíbrio econômico-financeiro inseridas nos contratos de concessão do setor aeroportuário. Para tanto, foi estudado em que medida as regras do setor aeroportuário brasileiro diferem das regras adotadas por outras agências reguladoras de infraestrutura nos seus respectivos contratos de concessão e se existem possibilidades de aperfeiçoamento, sob a ótica de governança. Adicionalmente, foi realizada uma abordagem estatística em relação ao novo parâmetro proposto pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) como requisito de relevância para pleitear reequilíbrio econômico-financeiro nos contratos de concessão aeroportuários (1% da receita bruta anual média), como forma de tentar validar essa métrica, com base nos processos de reequilíbrio anteriores. A pesquisa abordou também um estudo de caso da aplicação da cláusula de relevância inserida nos contratos de concessão da 5ª rodada de concessões aeroportuárias, em que foram estimados os seus efeitos econômicos, em termos de variação no valor presente líquido de projeto, como uma tentativa de mensurar o custo de oportunidade percebido pelos investidores. Finalmente, observou-se que os resultados alcançados possam servir como base para confirmar a necessidade de um instrumento para limitar pedidos de reequilíbrio a um valor mínimo relevante, bem como de harmonizar as práticas regulatórias nas estruturas contratuais das diversas agências de infraestrutura.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.publisherInstituto Serzedello Corrêa (ISC)pt_BR
dc.subjectinfraestruturapt_BR
dc.subjectaeroportopt_BR
dc.subjecttransporte aéreopt_BR
dc.subjectconcessão de obra públicapt_BR
dc.subjecteconomicidadept_BR
dc.subjectregulaçãopt_BR
dc.titleCláusula de relevância em contratos de concessão: um estudo de caso no setor aeroportuáriopt_BR
dc.typeMonografia/TCCpt_BR
dc.rights.holderAndré Luiz de Albuquerque Fariaspt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical48 páginaspt_BR
dc.description.classificationGovernançapt_BR
dc.description.classificationPolíticas de Infraestruturapt_BR
dc.description.additionalEspecialização em Governança e Controle da Regulação em Infraestrutura, 1ª edição.pt_BR
dc.educational.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Governança e Controle da Regulação em Infraestrutura.pt_BR
dc.educational.intendedenduserroleEspecialistas e interessados em governança e controle da regulação em infraestruturapt_BR
dc.educational.context363 horaspt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.pt_BR
dc.subject.ods09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.pt_BR
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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