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dc.contributor.authorBacelar, Lúcia Souza-
dc.contributor.otherAmaral Júnior, José Levi Mello do (Orientador)-
dc.date.accessioned2019-05-16T22:29:14Z-
dc.date.available2019-05-16T22:29:14Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4024-
dc.description.abstractO tema a ser abordado por esse estudo é a averiguação dos conceitos de sistema tributário, do princípio federativo e do Simples Nacional, concentrando-se na investigação da definição legal de “regime especial unificado de arrecadação de tributos”. Com base no art. 146 da Constituição Federal de 1988, foi instituída a Lei Complementar 123/2006. A referida lei, que vincula todos os entes da Federação, associa importantes medidas de caráter racionalizador do mercado, das relações de trabalho, do crédito, da simplificação das exigências administrativas, da justiça, além de instituir o Simples Nacional – regime unificado de arrecadação de tributos e contribuições devidos pelas microempresas e empresas de pequeno porte. A mais substancial mudança estabelecida pelo regime – que é opcional para as empresas que se enquadrem nas exigências legais e se encaixem nas condições de enquadramento – é o fato de que ele envolve a apuração e o recolhimento unificado de seis tributos de competência da União, como também dos principais impostos de competência dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (o ICMS e ISSQN). Todo o regime tem sido alvo de diversos questionamentos, como por exemplo: quanto a sua adequação aos princípios constitucionais tributários; quanto à sua validade frente aos comandos constitucionais atinentes ao princípio federativo e à distribuição de competência legislativa. Partiu-se de pesquisa exploratória, por intermédio de abordagens analíticas e qualitativas de conceitos doutrinários interdisciplinares, para se chegar ao entendimento do particularismo do objetivo almejado, usando como técnica pesquisa bibliográfica em livros, artigos científicos e revistas especializadas em matéria tributária, bem como na legislação pertinente. Do teste das proposições, que guiaram todo o estudo, concluiu-se: da primeira proposição, que os valores arrecadados não configuram um novo tributo; da segunda, que o Simples Nacional delineia um subsistema tributário especial e opcional, não substitutivo do sistema geral e obrigatório; e, por fim, da terceira, que o conceito legal do Simples Nacional se ajusta melhor ao conceito mais abrangente de “regime especial unificado e compartilhado de administração de tributos”.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola de Administração Fazendária (Esaf)pt_BR
dc.subjecttributaçãopt_BR
dc.subjectarrecadaçãopt_BR
dc.subjectsimples nacionalpt_BR
dc.subjectprincípio federativopt_BR
dc.titleSistema tributário, princípio federativo e simples nacional: regime especial unificado de arrecadação de tributospt_BR
dc.typeMonografia/TCCpt_BR
dc.rights.holderLúcia Souza Bacelarpt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical81 p.pt_BR
dc.description.classificationAdministração Públicapt_BR
dc.description.classificationCompras Públicas. Logística Públicapt_BR
dc.description.classificationPolíticas Econômicaspt_BR
dc.educational.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como exigência parcial para obtenção do título de Especialista do Curso Especialização em Direito Tributário da Escola de Administração Fazendária (ESAF).pt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.pt_BR
dc.subject.ods16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
Appears in Collections:Monografias Esaf
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