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dc.contributor.authorFaé, Fernanda Gimenez Machado-
dc.contributor.otherSilva, Mauro Santos (Orientador)-
dc.date.accessioned2019-05-10T17:41:44Z-
dc.date.available2019-05-10T17:41:44Z-
dc.date.issued2019-05-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3985-
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo analisar o desempenho da carteira de empreendimentos rodoviários do Programa de Aceleração do Crescimentos - PAC, sob responsabilidade do DNIT, de 2007 a 2017. Para tanto, foram analisados 227 empreendimentos no período. O foco na análise da carteira do PAC foi na execução orçamentária e financeira e também na execução física, com base nos empreendimentos concluídos, com intuito de avaliar o desempenho da carteira. O resultado confirmou a hipótese do trabalho e demonstrou que mesmo havendo disponibilidade orçamentária/financeira, a execução orçamentária manteve uma média de 43% no período. Em termos de avanço físico, foram concluídos 4,8 empreendimentos por ano, em média. No entanto, mesmo que os projetos de infraestrutura não apresentem elevado desempenho, eles continuam sendo necessários e considerados importantes para o desenvolvimento econômico e social do país, remetendo ao paradoxo dos megaprojetos, de Flyvbjerg.pt_BR
dc.description.abstractThe goal of this study is to analyze the performance of highway projects within the Growth Acceleration Program (PAC), under the responsibility of the National Department of Transportation Infrastructure (DNIT) between 2007 and 2017 were analyzed 227 different projects. The analysis of the PAC´s project portfolio was focused on budget and financial execution and the progress of the construction work, in order to evaluate the portfolios performance. The result of the study confirmed its hypothesis and showed that even though there was budgetary/financial availability, budget execution maintained an average of 43% and in terms of physical progress, and 4.8 projects were concluded each year on average. However, even if infrastructure projects do not perform well, they are still necessary and considered important to the social and economic development of the country, referring to Flyvbjerg´s paradox of megaprojects.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.subjectinfraestruturapt_BR
dc.subjectempreendimentos rodoviáriospt_BR
dc.subjectPrograma de Aceleração do Crescimentopt_BR
dc.subjectdesenvolvimento econômicopt_BR
dc.titleAnálise da execução da carteira de projetos rodoviários do PAC/DNIT no período 2007-2017pt_BR
dc.typeMonografia/TCCpt_BR
dc.rights.holderFernanda Gimenez Machado Faépt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical32 p.pt_BR
dc.description.classificationDesenvolvimento Socioeconômicopt_BR
dc.description.classificationPolíticas de Infraestruturapt_BR
dc.educational.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Políticas Públicas de Infraestrutura.pt_BR
dc.educational.intendedenduserroleEspecialistas e interessados em políticas de infraestrutura.pt_BR
dc.educational.context360 horaspt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.pt_BR
dc.subject.ods09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.pt_BR
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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