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dc.contributor.authorEspirito Santo, Valéria Laborda Izel do-
dc.contributor.otherNascimento, Edson Ronaldo do (Orientador)-
dc.contributor.otherPialarissi, Décio Rui (Coorientador)-
dc.date.accessioned2019-04-30T18:47:36Z-
dc.date.available2019-04-30T18:47:36Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3961-
dc.description.abstractO estudo objetivou analisar o projeto “Construindo Cidadania”, desenvolvido na Escola Municipal Jornalista Sabá Raposo, na cidade de Manaus – AM, enquanto ferramenta para a implantação do PNEF na escola e se esta implantação contribuiu para a mudança de postura da sua comunidade escolar quanto à conservação e valorização do patrimônio público. O presente estudo justificou-se pela necessidade de investigar o resgate da educação dos valores necessários ao pleno exercício da cidadania, uma vez que a Educação Fiscal subsidia essa reflexão sobre o papel do aluno no mundo, sua responsabilidade sobre o que é seu e de sua comunidade, por meio da construção de conceitos básicos como cidadania, ética, controle social dos tributos, bem-estar social, através de sua aplicação como Tema Transversal nas diversas disciplinas, de forma interdisciplinar. O estudo foi realizado através de pesquisa de campo, utilizando-se de questionários semi-estruturados para a obtenção dos dados necessários ao estudo, com uma análise qualitativa desses dados obtidos. Evidenciou-se ao final que quando há envolvimento do poder público, tais projetos são ferramentas importantíssimas para que haja aprendizado significativo das temáticas tratadas pela Educação Fiscal junto aos alunos, fazendo com que haja o despertar de sua consciência fiscal, permitindo com que passem a assumir, então, seus papéis de cidadãos na sociedade em que vivem.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola de Administração Fazendária (Esaf)pt_BR
dc.subjecteducação fiscalpt_BR
dc.subjectaprendizado significativopt_BR
dc.subjectcidadaniapt_BR
dc.subjectpatrimônio públicopt_BR
dc.subjectprojeto socialpt_BR
dc.subjectManauspt_BR
dc.titleEducação fiscal como instrumento na conservação do patrimônio público: estudo de caso em uma escola municipal de Manaus - AMpt_BR
dc.typeMonografia/TCCpt_BR
dc.rights.holderValéria Laborda Izel do Espírito Santopt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical81 p.pt_BR
dc.description.classificationAdministração Públicapt_BR
dc.description.classificationDesenvolvimento Regionalpt_BR
dc.description.classificationPolíticas Econômicaspt_BR
dc.description.classificationPolíticas Sociaispt_BR
dc.educational.descriptionTrabalho apresentado como pré-requisito para obtenção do título de Especialista em Educação Fiscal e Cidadania da Escola de Administração Fazendária (Esaf).pt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.pt_BR
dc.subject.ods16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
Appears in Collections:Monografias Esaf
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