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dc.contributor.authorDozzi, Carla Carusi-
dc.contributor.otherCoêlho, Denilson Bandeira (Orientador)-
dc.date.accessioned2013-12-23T12:54:41Z-
dc.date.available2013-12-23T12:54:41Z-
dc.date.issued2013-12-23-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/372-
dc.description.abstractA transição paradigmática vivenciada pela gestão pública no Brasil tem provocado a busca por arranjos institucionais capazes de romper com a inércia institucional e responder à complexidade das novas demandas sociais. O presente estudo busca analisar a intersetorialidade a partir de fatores políticos e institucionais que influenciaram o Programa Mais Educação, com foco na articulação entre as áreas de educação e cultura. Trata-se de pesquisa qualitativa realizada a partir do estudo sistemático da literatura sobre políticas intersetoriais, analisada à luz do modelo sistêmico de Easton. Aborda conceitos como agendamento e implementação de políticas públicas, centrando-se no debate contemporâneo sobre intersetorialidade. Analisa, a partir dos dados levantados sobre o Programa Mais Educação e entrevistas semi dirigidas com gestores dos diferentes ministérios que o integram, mecanismos existentes na gestão pública para que essa intersetorialidade se efetive. Constata a centralidade do papel das ideias na burocracia de governo em resposta a demandas sociais históricas, contudo sorganizadas. O estudo reconhece a educação integral como um campo de atuação complexo e interdisciplinar, cujo desenvolvimento de políticas públicas mais efetivas, eficientes e eficazes, exige abordagens distintas e somatória de esforços entre as áreas. A complexidade do modelo de gestão do Programa reflete-se em um arranjo institucional inovador em que a intersetorialidade otimiza recursos e esforços das áreas envolvidas, exigindo coordenação intersetorial centralizada e cooperação entre os órgãospt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectIntersetorialidadept_BR
dc.subjectModelo sistêmicopt_BR
dc.subjectArranjos institucionaispt_BR
dc.subjectPolítica de educação integral e culturalpt_BR
dc.titleDesafios da construção de uma política intersetorial de cultura e educaçãopt_BR
dc.typeMonografia/ TCCpt_BR
dc.rights.holderCarla Carusi Dozzipt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalNúmero de páginas: 62 p.pt_BR
dc.date.finished2013-
dc.description.classificationGestão Públicapt_BR
dc.description.additionalMonografia apresentada, como exigência parcial para obtenção do grau de especialista em Gestão Pública, sob a orientação do Professor avaliador Denilson Bandeira Coêlhopt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.typeRegime::Autorizaçãopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la, em acesso aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é uma licença não exclusiva, válida para a obra em seu formato original.pt_BR
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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