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Título: Aposentadoria em até 30 minutos
Autor(es): Brasil. Ministério da Previdência Social (MPAS). Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Diretoria de Benefícios
Resumo: A procura pela qualidade e resolutividade do reconhecimento do direito previdenciário em menor tempo é uma busca incessante do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Da forma conceituada anteriormente, o serviço não atendia a necessidade da sociedade, pois havia demora significativa na resolução dos processos de benefícios. Isso se devia ao fato de que cabia ao segurado a apresentação e comprovação da documentação necessária ao direito previdenciário. Após vários debates promovidos pelo INSS e a mudança no fluxo do reconhecimento do direito, o instituto pôde garantir que maior número de segurados tenha acesso ao reconhecimento do direito em até 30 minutos, considerando a inversão do ônus da prova, dispensando a apresentação de documentos pelo segurado. A internalização do novo conceito e da fixação de metas garantiu o reconhecimento do direito em até 30 minutos e a redução no tempo médio de atendimento do cidadão.
Palavras-chave: Direito previdenciário;  INSS;  Benefícios;  Atendimento ao cidadão
Objetivo: A iniciativa tem como objetivos garantir que maior número de segurados tenha acesso ao reconhecimento do direito em até 30 minutos, dispensar a apresentação de documentos pelo segurado, dar transparência para o segurado acerca de seus dados, agilizar o processo de reconhecimento do direito e reduzir a possibilidade de erros administrativos e fraudes
Público alvo: Servidores públicos
Data: Mar-2011
Data de início: 2009-01
Data de finalização: 2010-07
Descrição física: Número de páginas: 08 p.
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 15º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Benedito Adalberto Brunca, Diretor de Benefícios. Ações premiadas no 15º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal – 2010

Áreas temáticas: Atendimento ao cidadão; Atendimento ao Consumidor; Atendimento ao Usuário; Estabelecimento de Padrões de Atendimento de Serviços; Estabelecimento de Padrões de Atendimento e Serviços
Tipo: Relato de Experiência
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
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URI: http://repositorio.enap.gov.br/1/274
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 2006 a 2010 (11ª a 15ª edição)

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