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Título: Entrevista com a iniciativa Resolução extrajudicial de conflitos entre consumidores e operadoras de planos de saúde
Título(s) alternativo(s): Resolução extrajudicial de conflitos entre consumidores e operadoras de planos de saúde
Autor(es): Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
Resumo: A Resolução Extrajudicial de Conflitos na ANS se dá por meio da Notificação de Intermediação Preliminar (NIP). A NIP consiste em instrumento que visa à solução de conflitos entre consumidores e operadoras de planos de saúde, em decorrência de demandas de negativa de cobertura assistencial. A NIP objetiva conferir um tratamento mais célere e eficaz às reclamações de consumidores à ANS. A mediação possibilita que a operadora repare sua conduta irregular, evitando-se, assim, a abertura de processo administrativo e judicial, com a resolução das reclamações. A NIP demonstrou grande potencial indutor corretivo de falhas do processo de trabalho das operadoras, possibilitando ações concertadas de mediação e de fiscalização indutora. A NIP alcançou índices de resolutividade (medida do total de reclamações que são finalizadas no âmbito da NIP sem necessidade de abertura de processo administrativo) de 65%, 68,8% e 78,4%, nos anos de 2010, 2011 e 2012, respectivamente.
Palavras-chave: Notificação de Intermediação Preliminar (NIP);  Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS);  resolução extrajudicial de conflitos;  plano de saúde;  consumidor;  operadora
Público alvo: Gestores Públicos
Data: 25-Mai-2015
Data de início: 2015-04-07
Data de finalização: 2015-04-07
Descrição física: Duração: 00:01:50
Observações/Notas: Iniciativa sob responsabilidade de Olavo Monteiro Gomes - ANS / MS.
Tipo: Entrevista
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Comum
URI: http://repositorio.enap.gov.br/1/2345
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