Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlbertini, Marcia Luzia-
dc.contributor.otherCoelho Junior, Francisco Antonio (orientador)-
dc.date.accessioned2015-06-22T16:13:21Z-
dc.date.available2015-06-22T16:13:21Z-
dc.date.issued2013-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2266-
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo analisar os efeitos de um evento instrucional, o Curso de Fiscalização Ambiental, verificando empiricamente, a classe de preditores de impacto, tanto em profundidade como em amplitude, e de suporte à aprendizagem na perspectiva do efeito de treinamento no desempenho do indivíduo, em termos de aplicação efetiva da aprendizagem adquirida no ambiente de trabalho. A importância deste trabalho para o IBAMA é pautada na necessidade em se avaliar o impacto deste evento instrucional sob a ótica dos efeitos em longo prazo no nível “comportamento no cargo”, com a finalidade de prover insumos para análise de efetividade deste curso e para ações gerenciais futuras, buscando o aumento da eficiência na prestação dos serviços públicos. Esta pesquisa, de caráter quali-quantitativo, se propôs a elaborar e aplicar instrumento de avaliação de impacto em profundidade, em amplitude e suporte à aprendizagem aos egressos do Curso de Fiscalização Ambiental. Para tanto, os documentos do curso (plano de curso e material didático) foram analisados com vistas a transformar objetivos pedagógicos em objetivos de desempenho e o instrumento construído e validado foi aplicado em amostra de duzentos e quarenta participantes. Ao apresentar os resultados da pesquisa verificou-se que houve impacto das ações de capacitação do “Curso de Fiscalização Ambiental” implementado pelo Ibama no desempenho dos seus servidores e demonstrou-se quais variáveis explicam esse impacto, verificando-se que os impactos causados pelo evento instrucional contribuem para o aprimoramento da fiscalização ambiental e, por conseguinte, para o aprimoramento das atribuições institucionais do Ibama. Espera-se que este estudo forneça subsídios para a qualificação das ações de educação corporativa do Instituto, visando contribuir para a efetividade dos servidos públicos prestados à sociedade.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.subjectavaliação de treinamentopt_BR
dc.subjectimpacto em profundidadept_BR
dc.subjectimpacto em amplitudept_BR
dc.subjectimpacto de transferência no trabalhopt_BR
dc.subjectsuporte à aprendizagempt_BR
dc.titleAvaliação do impacto na transferência do treinamento e do suporte à aprendizagem do evento instrucional “curso de fiscalização ambiental” do IBAMApt_BR
dc.typeMonografia/ TCCpt_BR
dc.rights.holderMarcia Luzia Albertinipt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalNúmero de páginas: 128 p.pt_BR
dc.description.classificationCapacitação Profissionalpt_BR
dc.description.classificationGestão de Pessoaspt_BR
dc.description.additionalMonografia apresentada à ENAP, sob orientação do Professor Dr. Francisco Antonio Coelho Junior, como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Gestão Pública.pt_BR
dc.subject.enapavaliação de desempenhopt_BR
dc.subject.enapcapacitação profissionalpt_BR
dc.subject.enapadministração públicapt_BR
dc.subject.enapeficiênciapt_BR
dc.subject.enapserviço públicopt_BR
dc.subject.enapeducação corporativapt_BR
dc.subject.enapagente públicopt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.pt_BR
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcia Albertini - TCC - EGP8.pdf1.99 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.