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Title: Planejamento participativo na implantação do sistema da concessão on-line na Previdência
Authors: Brasil. Ministério da Previdência Social (MPAS). Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social (DATAPREV)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=61&Itemid=32
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Relato de Experiência
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 2 p.
Issue Date: 1999
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Inovação
Abstract: Os Postos de Seguro Social do INSS processavam os dados dos segurados da Previdência em lotes, acarretando demora na Concessão de Benefícios e perda de tempo por parte dos segurados, com muitas idas e vindas aos postos. As criticas aos dados eram realizadas uma vez por semana e em conseqüência os segurados eram obrigados a voltar ao posto para resolver as pendências posteriormente informadas e até que os dados passassem pelas críticas do computador central. Havia necessidade de implantar um novo sistema para melhorar o atendimento no INSS. Foi implementado no Paraná um projeto piloto, desenvolvido pela Dataprev e a pedido de seu cliente INSS, denominado “Concessão de Benefícios On Line”. Com a utilização desta tecnologia, por exemplo, passou a ser possível entrar com um pedido de aposentadoria e imprimir imediatamente a Carta de Concessão, informando o valor e o banco em que serão feitos os pagamentos ao Segurado da Previdência Social. O novo sistema apóia a melhoria no atendimento do segurado do INSS, porque permite informar ao Segurado imediatamente se o Benefício está concedido ou se há pendências que devam ser atendidas
Keywords: Dataprev;  Simplificação;  Previdência social;  Benefícios previdenciários;  Concessão de benefício;  Sistema on-line;  Atendimento ao cidadão
Target: São os objetivos da iniciativa: redução do Tempo Médio de Concessão (TMC); aumento da produtividade dos funcionários dos postos de seguro social (PSS); melhoria da qualidade dos serviços prestados e impressão imediata da Carta de Concessão, que permite que o segurado saia do posto com um documento informando o valor, em que data e banco serão pagos os seus benefícios
Target Audience: Servidores públicos
metadata.dc.description.additional: Iniciativa premiada no 3º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Ricardo Gouvêa
Ações premiadas no 3º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal - Prêmio Hélio Beltrão – 1998
Área temática: informatização de gestão
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/926
Appears in Collections:Concurso Inovação: de 1996 a 2000 (1ª a 5ª edição)