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Título: Gestão orientada para o cliente no tratamento arquivístico do fluxo documental
Autor(es): Brasil. Ministério da Previdência Social (MPAS). Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social (DATAPREV)
Resumo: O presente relato visa registrar a experiência obtida na aplicação de ferramentas da qualidade e gestão voltada para o cliente como elemento de disseminação e estímulo à utilização da metodologia arquivística. Com o objetivo maior de padronizar as rotinas e procedimentos nos arquivos setoriais dos órgãos instalados nas dependências da Dataprev no bairro Cosme Velho, na cidade do Rio de Janeiro e ciente do alto nível de resistência à mudanças, principalmente na área de Arquivologia, o uso das estratégias propostas na literatura das áreas de qualidade e administração orientada para o cliente, possibilitou o desenvolvimento de um ambiente propício à elevação do índice de aceitação das inovações aplicadas no gerenciamento dos documentos desde a sua criação até a destinação final. Para aplicação desta inovação, foram adotados e serão apresentados conceitos das ferramentas 5S's e Ouvindo a Voz do Cliente, bem como um glossário de termos técnicos da Arquivologia
Palavras-chave: Previdência social;  Dataprev;  Gestão da informação;  Arquivo;  Arquivologia;  Cliente
Objetivo: São os objetivos da iniciativa: padronizar rotinas e procedimentos nos arquivos setoriais dos órgãos instalados no Cosme Velho; otimizar o fluxo documental na Dataprev, no âmbito do Cosme Velho; reduzir o volume documental ao essencial, desenvolvendo na clientela a capacidade de saber separar informações úteis das informações que são simplesmente notícias; promover a aceitação das ferramentas de qualidade e da metodologia arquivística, diminuindo as resistências às inovações; tornar o processo de tomada de decisões cada vez mais rápido; obter ganho de produtividade através da racionalização de rotinas e redução dos custos
Público alvo: Servidores públicos
Data: 1999
Data de início: 1996-09
Data de finalização: 1998
Descrição física: Número de páginas: 10 p.
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 3º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Rita de Cássia São Paio de A . Esteves
Ações premiadas no 3º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal - Prêmio Hélio Beltrão – 1998
Área temática: modernização de procedimentos
Tipo: Relato de Experiência
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
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Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 1996 a 2000 (1ª a 5ª edição)

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