Title: Gestão orientada para o cliente no tratamento arquivístico do fluxo documental
Authors: Brasil. Ministério da Previdência Social (MPAS). Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social (DATAPREV)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=250&Itemid=32
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Relato de Experiência
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 10 p.
Issue Date: 1999
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Inovação
Abstract: O presente relato visa registrar a experiência obtida na aplicação de ferramentas da qualidade e gestão voltada para o cliente como elemento de disseminação e estímulo à utilização da metodologia arquivística. Com o objetivo maior de padronizar as rotinas e procedimentos nos arquivos setoriais dos órgãos instalados nas dependências da Dataprev no bairro Cosme Velho, na cidade do Rio de Janeiro e ciente do alto nível de resistência à mudanças, principalmente na área de Arquivologia, o uso das estratégias propostas na literatura das áreas de qualidade e administração orientada para o cliente, possibilitou o desenvolvimento de um ambiente propício à elevação do índice de aceitação das inovações aplicadas no gerenciamento dos documentos desde a sua criação até a destinação final. Para aplicação desta inovação, foram adotados e serão apresentados conceitos das ferramentas 5S's e Ouvindo a Voz do Cliente, bem como um glossário de termos técnicos da Arquivologia
Keywords: Previdência social;  Dataprev;  Gestão da informação;  Arquivo;  Arquivologia;  Cliente
Target: São os objetivos da iniciativa: padronizar rotinas e procedimentos nos arquivos setoriais dos órgãos instalados no Cosme Velho; otimizar o fluxo documental na Dataprev, no âmbito do Cosme Velho; reduzir o volume documental ao essencial, desenvolvendo na clientela a capacidade de saber separar informações úteis das informações que são simplesmente notícias; promover a aceitação das ferramentas de qualidade e da metodologia arquivística, diminuindo as resistências às inovações; tornar o processo de tomada de decisões cada vez mais rápido; obter ganho de produtividade através da racionalização de rotinas e redução dos custos
Target Audience: Servidores públicos
metadata.dc.description.additional: Iniciativa premiada no 3º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Rita de Cássia São Paio de A . Esteves
Ações premiadas no 3º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal - Prêmio Hélio Beltrão – 1998
Área temática: modernização de procedimentos
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/923
Appears in Collections:Concurso Inovação: de 1996 a 2000 (1ª a 5ª edição)


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