Title: Análise dos efeitos dos instrumentos de governança na sustentabilidade dos regimes próprios de previdência social dos entes subnacionais, no contexto da Emenda Constitucional nº 103/2019
Authors: Nogueira, Narlon Gutierre
metadata.dc.contributor.other: Ximenes, Julia Maurmann
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública - Enap
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.description.physical: 149 páginas
Issue Date: 23-Nov-2023
metadata.dc.rights.holder: Narlon Gutierre Nogueira
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governança
Abstract: Estudo sobre os regimes próprios de previdência social dos servidores públicos no Brasil, considerando as alterações estabelecidas pela Emenda Constitucional nº 103/2019. Analisa os instrumentos de governança pública aplicados aos regimes próprios de previdência social dos entes subnacionais e sua relação com a sustentabilidade financeira e atuarial desses regimes. Descreve as categorias teóricas da governança pública, com ênfase na governança multinível, e do federalismo fiscal, com ênfase nos problemas de ação coletiva. Apresenta um histórico da evolução dos regimes próprios de previdência social. Descreve o Certificado de Regularidade Previdenciária, o conflito federativo que motiva sua judicialização e o seu papel como instrumento de restrição orçamentária rígida. Apresenta a certificação institucional no Pró-Gestão RPPS. Desenvolve práticas de pesquisa aplicada com o objetivo de analisar a relação entre o CRP e o Pró-Gestão RPPS com as reformas realizadas pelos entes subnacionais, bem como seus elementos motivadores. Conclui que os instrumentos de governança pública aplicados aos RPPS contribuem para a construção da sustentabilidade financeira e atuarial e para a gestão fiscal mais eficiente da previdência dos servidores públicos, alinhando-se às recomendações do federalismo fiscal de segunda geração para superação dos problemas de ação coletiva na relação federativa entre os governos subnacionais e o governo central.
Keywords: regimes próprios de previdência social;  governança pública;  federalismo fiscal
Target: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), como requisito para a obtenção do título de Mestre em Governança e Desenvolvimento.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7817
Appears in Collections:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Files in This Item:


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.