Title: Análise do discurso como prática social: a relação entre narrativa e resultados de cidadania financeira no âmbito do Programa Bolsa Família
Authors: Souza, Gláucia Alice Coelho de
metadata.dc.contributor.other: Ximenes, Daniel Aquino
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública - Enap
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.description.physical: 136 páginas
Issue Date: 27-Sep-2023
metadata.dc.rights.holder: Gláucia Alice Coelho de Souza
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governança
Abstract: Esta dissertação de mestrado pretende investigar, na perspectiva da Análise Crítica do Discurso (especialmente do institucionalismo discursivo), como as narrativas governamentais, considerando distintos contextos político-institucionais, se expressam nos resultados de Cidadania Financeira do Programa Bolsa Família (PBF). Para tanto, foram observadas inicialmente três posições-sujeitos: (i) a posição sujeito-político, baseada na discursividade dos presidentes da república desde a criação do Programa; (ii) a posição sujeito-especialista, constituída pela narrativa elaborada pelos representantes técnicos do Governo que atuam diretamente com o programa; e (iii) a posição sujeito-jornalista, para evidenciar o tratamento dado pela mídia ao assunto. Em seguida, foram avaliadas as ações de inclusão dos beneficiários PBF ao sistema financeiro sob o prisma da Cidadania Financeira e de suas quatro dimensões (categorias), quais sejam: inclusão, educação, proteção e participação. Por fim, as narrativas foram relacionadas aos resultados e, amparando-se nos conceitos de “instrumentação de políticas públicas” e de “poder simbólico”, ficou demonstrado como ideias e categorias se influenciaram e em que medida as ações de Cidadania Financeira se efetivaram como direito e/ou reforçaram valores elitistas dominantes.
Keywords: programa bolsa família;  cidadania financeira;  análise crítica do discurso;  institucionalismo discursivo
Target: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP como requisito para obtenção do título de Mestre em Governança e Desenvolvimento.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7772
Appears in Collections:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Files in This Item:


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.