Title: A oferta do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos por organizações da sociedade civil e pelo poder público no Distrito Federal.
Authors: Oliveira, Raissa Santos
metadata.dc.contributor.other: Palotti, Pedro Lucas de Moura
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública - Enap
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.description.physical: 146 páginas
Issue Date: 5-Sep-2023
metadata.dc.rights.holder: Raissa Santos Oliveira
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governança
Abstract: O presente estudo apresenta uma análise da relação público-privado no Sistema Único de Assistência Social por meio de uma abordagem dos arranjos institucionais da execução do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos por Centros de Convivência governamentais e Organizações da Sociedade Civil no Distrito Federal. Esta pesquisa foi realizada por meio de visitas de campo, entrevistas e análise de dados. Foram identificados desafios e pontos positivos na oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos por ambos os tipos de execução (pelo poder público ou Organizações da Sociedade Civil), como acompanhamento e monitoramento, parcerias, referenciamento, capacitação, recursos e estrutura das unidades. A pesquisa demonstrou que algumas Organizações da Sociedade Civil ainda não estão alinhadas com as diretrizes do serviço, enquanto as unidades governamentais enfrentam desafios como recursos limitados. Este estudo também apontou a importância do acompanhamento e orientação por parte da gestão local em relação à oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos pelo poder público e Organizações da Sociedade Civil para o maior alinhamento dessas unidades em relação a uma oferta alinha do serviço conforme suas normativas. A pesquisa destaca a necessidade de mais estudos comparativos em diferentes regiões do Brasil para uma compreensão abrangente da oferta e gestão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Keywords: sistema único de assistência social;  organizações da sociedade civil;  serviço de convivência e fortalecimento de vínculos
Target: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) como requisito para obtenção do título de Mestre em Governança e Desenvolvimento.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7740
Appears in Collections:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Files in This Item:


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.