Title: Gestão do Conhecimento - Teoria e Prática
Authors: Melo, Fernando Batista (Conteudista, 2021).
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: https://www.escolavirtual.gov.br/
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Curso Completo
metadata.dc.description.physical: Módulo 1: Gestão do conhecimento: conceitos e teorias, p 5-25
Módulo 2: O processo de gestão do conhecimento, p 26-42
Módulo 3: Gestão do conhecimento: a prática nas organizações, p 43-67
Issue Date: Dec-2022
metadata.dc.rights.holder: Enap - Escola Nacional de Administração Pública
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Gestão da Informação e do Conhecimento
Abstract: O curso Gestão do Conhecimento - teoria e práticas foi desenvolvido em 2021 pela Enap e integra a temática Gestão da Informação e do conhecimento. Diante do avanço das tecnologias e, consequentemente, da grande quantidade de informações disseminadas na sociedade, saber fazer a gestão da informação e do conhecimento nas organizações se demonstra cada vez mais necessário. A partir desse cenário, é importante que profissionais de diferentes áreas de atuação compreendam como o conhecimento e sua gestão, quando implementados no dia a dia, são essenciais para o desenvolvimento de atividades e desenvolvimento da sociedade.
Keywords: gestão da informação;  gestão do conhecimento;  cultura organizacional;  gestão organizacional
Target: O objetivo do curso é compreender o que é a gestão do conhecimento e a importância de sua implementação nas organizações.Ao final deste curso, espera-se que você seja capaz de: Compreender o que é a gestão do conhecimento e como ela pode estar presente no dia a dia. Conhecer detalhadamente os dois tipos de conhecimentos (tácito e explícito) e como eles se relacionam nos ambientes organizacionais. Identificar o valor do conhecimento crítico e de seu mapeamento no dia a dia. Compreender o papel da cultura organizacional, evidenciando a institucionalização da gestão do conhecimento de forma orgânica. Identificar como a gestão do conhecimento se faz presente nas temáticas centrais de uma organização. Compreender o ciclo do processo de gestão do conhecimento. Aprofundar o entendimento sobre o processo de gestão do conhecimento evidenciando os erros e acertos. Abordar a importância de engajar os envolvidos antes de executar as práticas de gestão do conhecimento. Conhecer as práticas que favorecem a gestão do conhecimento a partir da interação entre as pessoas. Apresentar as práticas que favorecem a gestão do conhecimento por meio de materiais escritos ou gravados. Abordar como programas institucionais podem alavancar os resultados e fortalecer a gestão do conhecimento interna e externamente.
Target Audience: O curso Gestão do conhecimento: teoria e práticas destina-se a servidores públicos que atuam ou tenham interesse na temática gestão do conhecimento e na implementação da gestão do conhecimento nas instituições públicas.
metadata.dc.educational.context: Este curso será realizado na modalidade a distância, via internet, utilizando-se a plataforma Moodle, disponível na Escola Virtual.Gov, tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento e gerenciamento das atividades avaliativas. Para o bom funcionamento de todos os recursos, é fundamental que o navegador utilizado esteja atualizado.
metadata.dc.description.additional: Curso desenvolvido no âmbito da Diretoria de Desenvolvimento Profissional - DDPRO.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7695
Appears in Collections:Escola Virtual: Gestão da Informação e do Conhecimento
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gestao do Conhecimento.pdf2.71 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.