Title: Internet das coisas (IoT) aplicada para resolução de desafios na Administração Pública
Authors: Barros (conteudista 2022), Taiser
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: https://www.escolavirtual.gov.br/
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Curso Completo
metadata.dc.description.physical: Módulo 1: Histórico e Conceitos Relacionados à IoT; p 29.
Módulo 2: Conexão, Segurança e Privacidade na IoT; p 27.
Módulo 3: Novas Tecnologias Aliadas à IoT; p 30.
Módulo 4: A Utilização da IoT na Solução de Problemas da Administração Pública. p 16.
Issue Date: Apr-2022
metadata.dc.rights.holder: Secretaria de Governo Digital
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Abstract: O curso Internet of Things (IoT) Aplicada para Resolução de Desafios na Administração Pública foi desenvolvido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com a Coordenação-Geral de Governança em Tecnologia da Informação (CGGOV/SGD) – Ministério da Economia em 2022. Neste curso, os participantes terão a oportunidade de alavancar os conhecimentos sobre o uso da Internet das Coisas a partir de conceitos, sugestões de tecnologias e relatos de experiências de aplicação da IoT na Administração Pública. A proposta é gerar insumos que partam da seguinte premissa: “A IoT está rapidamente se tornando uma realidade que conecta qualquer coisa a qualquer outra coisa – dispositivos (relógios, óculos, pulseiras), eletrodomésticos (geladeiras, televisores), sensores, carros autônomos, dispositivos móveis (drones) – a qualquer hora e em qualquer lugar”. Dito isso, os participantes serão conduzidos a refletir sobre como essa tecnologia poderia ser adotada, seja em seu setor de trabalho ou em um serviço oferecido, de forma a contribuir com os usuários. A segurança e privacidade nas conexões realizadas via IoT integram os assuntos abordados pelo curso, bem como o histórico da IoT e os conceitos-chave que permitirão compreender o contexto de sua aplicação. Você aprenderá acerca dos dispositivos IoT, como eles se conectam em rede e quais os modelos de computação disponíveis. Um dos pontos centrais de estudo tratará de outras tecnologias emergentes, como Big Data e Inteligência Artificial.
Keywords: integração de sistemas;  tecnologia da informação (TI);  banco de dados
Target: O objetivo deste curso é proporcionar aos cursistas o conhecimento sobre o uso da Internet das Coisas a partir de conceitos, sugestões de tecnologias e relatos de experiências de aplicação na Administração Pública. Ao final deste curso, espera-se que você seja capaz de: Reconhecer a importância do uso da IoT na transformação digital das organizações públicas; Reconhecer o impacto do uso da IoT na transformação digital das organizações privadas e públicas; Recordar as formas de conexão utilizadas na IoT; Explicar a importância da segurança e privacidade no contexto da IoT; Identificar a integração da IoT com as tecnologias de Big Data e Inteligência Artificial; Esclarecer como a IoT pode resolver problemas da Administração Pública e ajudar nos processos de transformação digital.
Target Audience: O curso Internet of Things (IoT) Aplicada para Resolução de Desafios na Administração Pública destina-se aos servidores públicos que atuam nos órgãos e entidades do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP). Curso aberto, gratuito e com certificado, qualquer pessoa pode se inscrever.
metadata.dc.educational.context: Este curso será realizado na modalidade a distância, via internet, utilizando-se a plataforma Moodle, disponível na Escola Virtual.Gov, tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento e gerenciamento das atividades avaliativas. Para o bom funcionamento de todos os recursos, é fundamental que o navegador utilizado esteja atualizado.
metadata.dc.description.additional: Diretoria de Desenvolvimento Profissional.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7690
Appears in Collections:Escola Virtual: Gestão Pública


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.