Title: Governança de Dados na Transformação Digital
Authors: Fraga, Vanessa de Souza (Conteudista, 2022).
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: https://www.escolavirtual.gov.br/
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Curso Completo
metadata.dc.description.physical: Módulo 1: Introdução à Gestão de Dados, p 34
Módulo 2: A Governança de Dados na Administração Pública, p 17
Módulo 3: Estrutura de Apoio à Governança de Dados, p 32
Módulo 4: Governança de Dados na Prática, p 11
Issue Date: May-2022
metadata.dc.rights.holder: Secretaria de Governo Digital
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Análise e Ciência de Dados
Abstract: O curso Governança de Dados na Transformação Digital foi desenvolvido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com a Coordenação-Geral de Governança em Tecnologia da Informação/Secretaria de Governo Digital (CGGOV/SGD) – Ministério da Economia em 2022. Essa capacitação possui como foco potencializar o conhecimento acerca da Governança de Dados na adoção de boas práticas para a gestão efetiva dos dados governamentais. A Governança de Dados (GD) se refere à preocupação com a melhor organização e consistência dos dados e metadados das organizações, tornando-os aderentes às necessidades do negócio, únicos, íntegros, confiáveis, manuteníveis, conhecidos, performáticos, legíveis e disponíveis a quem realmente precisa ter o acesso a eles. Os componentes que envolvem a GD dizem respeito a pessoas, processos e tecnologias. Cada um deles corresponde à uma atribuição específica no contexto da governança de dados, mas todos devem atuar de forma integrada com o propósito de fortalecer a estratégia de dados.
Keywords: governança de dados;  gestão de dados;  transformação digital;  sistema de administração dos recursos de tecnologia da informação;  gestão pública;  administração pública
Target: O objetivo desse curso é capacitar os agentes públicos que trabalham nos órgãos e entidades do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) para atuar na elaboração, na execução e no acompanhamento de estratégias de Governança de Dados, buscando o aprimoramento da gestão de dados do setor público. Ao final deste curso, espera-se que você seja capaz de: Compreender os conceitos básicos e os fundamentos sobre a Gestão de Dados; Reconhecer a especificidade da Governança de Dados na Administração Pública, bem como sua evolução e sua base normativa; Reconhecer a importância e os tipos de Estruturas de apoio à Governança de Dados (Comitês, Conselhos, Escritórios); Identificar as boas práticas de implementação na Gestão de Dados; Reconhecer a importância da Governança de dados por meio de um estudo de caso.
Target Audience: Agentes públicos que atuam nos órgãos e entidades do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP). Curso aberto, gratuito e com certificado, qualquer pessoa pode se inscrever.
metadata.dc.educational.context: Este curso será realizado na modalidade a distância, via internet, utilizando-se a plataforma Moodle, disponível na Escola Virtual.Gov, tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento e gerenciamento das atividades avaliativas. Para o bom funcionamento de todos os recursos, é fundamental que o navegador utilizado esteja atualizado.
metadata.dc.description.additional: Diretoria de Desenvolvimento Profissional.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7686
Appears in Collections:Escola Virtual: Análise e Ciência de Dados


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.