Title: 3º lugar na categoria graduando: Implementação da norma de pagamento por serviços ambientais no Brasil: desafios e oportunidades
Authors: Tarraf, Flávio Ferreira Mendonça
Publisher: VII Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 31 páginas
Issue Date: 2022
metadata.dc.rights.holder: Flávio Ferreira Mendonça Tarraf
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Pessoal
Economia
Meio Ambiente
Orçamento e Finanças
Políticas Públicas
Abstract: O presente trabalho visa discutir os desafios e oportunidades associados à implementação da Lei N.º 14.119, de 13 de janeiro de 2021, que instaura dentre outras medidas, o Programa Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais. Muitos são os desafios para sua implementação, mas os principais encontrados na literatura são discutidos no trabalho: a baixa aderência ao Cadastro Ambiental Rural pleno; a dificuldade de garantia de produção e da qualidade dos serviços ambientais produzidos; a inclusão de povos marginalizados no rol de pagamento; os altos custos de implementação e manutenção de um sistema de pagamento por serviços ambientais e; a exploração de falhas inerentes ao sistema. Cada desafio tem oportunidades atreladas e por mais que existam dificuldades significativas, o prognóstico ainda é primariamente positivo devido ao alto potencial de impacto das políticas discutidas. Ao explorar mais a fundo as opções disponíveis para o avançamento de iniciativas público-privadas de PSA em escala nacional, é perceptível a importância em aprender com experiências prévias, tanto nacionais quanto internacionais. Esta monografia deixa abertura para o desenvolvimento de estudos posteriores explorando pontos específicos da política de Pagamento por Serviços Ambientais no Brasil, pois há necessidade de aprofundar mais os estudos quanto à estruturação do Programa Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais em seus mais diversos aspectos. Além disso, é necessário filtrar as experiências estaduais de PSA e entender o que tem funcionado e o que deve ser evitado.
Keywords: legislação;  políticas públicas;  desenvolvimento sustentável
Target: Categoria graduando. Tema: Pagamento por serviços ambientais. Subtema: Planejamento, avaliação e regulação das concessões florestais
Sustainable Development Objectives (ODS): 15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7634
Appears in Collections:Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2.3. Graduando - 220 - Flávio Tarraf.pdf672.83 kBAdobe PDF View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.