Title: 1º lugar na categoria graduando: Estimativa do número de toras em uma área de concessão florestal na flona Caxiuanã
Authors: Pinheiro, Mateus Adriano de Oliveira
Publisher: VII Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 28 páginas
Issue Date: 2022
metadata.dc.rights.holder: Mateus Adriano de Oliveira Pinheiro
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Meio Ambiente
Abstract: A concessão florestal foi criada a partir da Lei de Gestão de Florestas Públicas, com o intuito de regularizar e fomentar a exploração dos recursos naturais em florestas públicas, utilizando-se do manejo florestal sustentável. As concessões, por muitas vezes, não são muito atrativas para as empresas, visto que o manejo florestal necessita de um alto investimento inicial e possui regras pouco flexíveis. Por isso não é incomum de se encontrar empresas que estão desenvolvendo novas tecnologias com o objetivo de melhorar processos para a redução dos custos ou a maximização de lucros. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver modelos de regressão para a estimação do número de toras a partir do diâmetro na altura do peito, para três diferentes espécies florestais. Os dados foram disponibilizados pela empresa CEMAL que detêm os direitos de manejar a Unidade de Manejo III que se encontra na FLONA Caxiuanã no Pará. A Manilkara huberi foi a espécie que demonstrou melhor modelo, pois apresentou acurácia de 1,18% quando validado, além de ter obtido êxito nos testes de hipótese. O Dinizia excelsa brasiliensis foi outra espécie que apresentou um modelo confiável de regressão a partir dos testes de hipótese, mas em sua validação, apresentou variação de quase 30%, causados pelo alto número de centros de classe, o que resultou em um modelo mal distribuído. Já o Sarcaulus brasiliensis apresentou os resultados estatísticos mais baixos e não obteve êxito nos testes de hipótese, demonstrando não ser um modelo confiável. Por fim, entendemos que o melhor ajuste pode ser obtido com amostras maiores.
Keywords: concessão florestal;  florestas públicas;  desenvolvimento sustentável
Sustainable Development Objectives (ODS): 15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7632
Appears in Collections:Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2.1. Graduando - 65 - Mateus Pinheiro.pdf775.41 kBAdobe PDF View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.