Title: Governança na segurança pública: um estudo de caso das compras públicas na intervenção federal no Estado do Rio de Janeiro.
Authors: Viana, Bruno Campos
metadata.dc.contributor.other: Fernandes, Ciro Campos Christo (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.description.physical: 158 páginas
Issue Date: 2023
metadata.dc.rights.holder: Bruno Campos Viana
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governança
Abstract: A presente dissertação aborda a experiência da gestão das compras governamentais durante a intervenção federal de 2018 na área de segurança pública, no Estado do Rio de Janeiro. Nesse contexto, foi necessário investir uma grande quantidade de recursos federais para recuperar a capacidade operacional dos órgãos de segurança pública fluminenses. Mesmo sem um modelo prévio de referência, uma estrutura organizacional foi criada em um curto período de tempo com o objetivo de empregar esses recursos: a Secretaria de Administração (SA). O presente estudo tem como objetivo compreender os processos de gestão da referida intervenção, em particular no que se refere às compras públicas que possibilitaram a recuperação das condições operacionais dos órgãos de segurança pública. Neste trabalho, foi realizado um estudo de caso no qual são apresentados os dois processos de aquisições de maiores valores financeiros realizados pela SA. A análise realizada, por sua vez, baseia-se nos conceitos de governança relacional e centro de governo, além de serem apresentadas também referências teóricas sobre compras públicas, federalismo, capacidades estatais e sobre o modelo dos fluxos múltiplos de Kingdon. Por fim, os resultados indicam que o sucesso na realização das compras públicas para a recuperação operacional da segurança pública no Rio de Janeiro dependeu, em grande parte, do papel fundamental desempenhado pela União por meio da governança relacional na construção dos arranjos interfederativos. Além disso, a gestão de compras durante esse período foi caracterizada pela reconstrução da confiança dos fornecedores governamentais e pela ampla cobertura midiática do assunto.
Keywords: intervenção federal;  segurança pública;  compras públicas;  governança
Target: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP como requisito para obtenção do título de Mestre em Governança e Desenvolvimento.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7623
Appears in Collections:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Bruno Viana - Versão com ficha.pdf2.37 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.