Title: Ciência de dados e monitoramento social: uma análise do Painel de Integridade Pública
Authors: Rodrigues, Thiago
metadata.dc.contributor.other: Bessa, Francisco Eduardo Holanda (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 24 páginas
Issue Date: Oct-2022
metadata.dc.rights.holder: Thiago Mendes Rodrigues
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Análise e Ciência de Dados
Políticas Públicas
Abstract: O artigo analisa a possibilidade de monitoramento social dos programas de integridade do Poder Executivo Federal a partir do tratamento de dados abertos governamentais disponibilizados pela CGU no Painel de Integridade Pública, com apoio de outras bases de dados. O mérito da abordagem é aplicar conceitos da ciência de dados nesse tema, bem como compreender incentivos ao monitoramento social sobre a Integridade Pública, enquanto política pública. As plataformas utilizadas foram o GitHub, Google Collab, Big Query e Data Studio. As principais conclusões são de que a iniciativa precursora da CGU converge com recomendações da OCDE sobre integridade pública, gestão de riscos e ciência de dados; que isso pode significar um incentivo ao monitoramento social e replicação sistemática pelos integrantes do Sistema de Integridade Pública do Poder Executivo Federal – SIPEF, como abertura estruturada, organizada e espontânea dos dados; e que há janela para aprimorar a qualidade e indicadores dos dados, bem como a interoperabilidade entre as bases de dados.
Keywords: informação;  Painel de Integridade Pública;  monitoramento;  Poder Executivo Federal;  políticas públicas
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Ciência de Dados Aplicada a Políticas Públicas.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7347
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022-11-09 - TCC - Artigo - TMR - Final.pdf655.41 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.