Title: Colegiados no governo federal: qualidade informacional e efeitos do decreto nº 9.759/2019
Authors: Faria, Marcelo
metadata.dc.contributor.other: Carvalho, Sergio Tadeu (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 35 páginas
Issue Date: Sep-2022
metadata.dc.rights.holder: Marcelo Faria
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Análise e Ciência de Dados
Políticas Públicas
Abstract: A realidade organizacional da Administração Pública Federal é permeada pela atuação de inúmeras instâncias deliberativas pluripessoais, das quais se destacam os órgãos colegiados interministeriais. Esses são considerados órgãos formais capazes de atuar de forma consultiva, deliberativa ou fiscalizatória no âmbito das mais diversas políticas públicas. A proliferação dos colegiados no governo federal trouxe consigo questionamentos a respeito da sua eficiência, custo e pertinência. Com a justificativa de racionalizar e melhorar a governança dos colegiados, foi editado o Decreto nº 9.759 em 11 de abril de 2019. Nesse sentido, o presente estudo visou elucidar os efeitos desse Decreto para a racionalização e melhoria da qualidade informacional a respeito dos colegiados interministeriais não remunerados no Poder Executivo Federal, por meio da análise dos dados disponíveis. Os resultados mostram que ocorreu diminuição dos colegiados federais e melhorias informacionais a respeito dos colegiados após a edição do Decreto em comento, entretanto as informações disponibilizadas ainda não cumprem totalmente as dimensões de qualidade de dados analisadas, nem mesmo quanto às informações cadastrais básicas, o que traz riscos adicionais à tomada de decisão de gestores e do centro de governo em assuntos que de alguma forma envolvam tais instâncias colegiada.
Keywords: órgãos colegiados;  poder executivo;  administração pública federal;  governança;  políticas públicas;  informação
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Ciência de Dados Aplicada a Avaliação de Políticas Públicas.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7346
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Marcelo Faria.pdfArquivo principal1.45 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.