Title: Categoria Graduando 1º Lugar: Investindo fundos de capital institucional em florestas através das timos:conceituação, descrição do processo e cenário das timos no Brasil
Authors: Viana, Camila Maciel
Publisher: IV Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Estado Florestal
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 40 páginas
Issue Date: 2016
metadata.dc.rights.holder: Camila Maciel Viana
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Orçamento e Finanças
Abstract: Há praticamente 20 anos atrás (no ano 2.000) a primeira transação de investimento nos modelos Timberland ocorreu no Brasil (SILVA, 2013). Apesar do efetivo tempo de funcionamento de seus mecanismos em nossa economia e de suas vantagens como opção de investimento ao capital institucional, esta categoria de ativos econômicos é pouco conhecida, entendida e utilizada na formação de carteiras de investimento (portfólios) dos investidores institucionais nacionais. Assim, têm permanecido implícitos os benefícios, inclusive supra – econômicos, que é capaz de gerar, principalmente em um “país de florestas” em potencial como o Brasil. Para uma melhor compreensão do tema é preciso definir que o Investimento Timberland tratado neste trabalho é aquele processo de investimento no qual os recursos financeiros são oriundos principalmente de grandes investidores institucionais, tais como fundos de pensão, seguradoras, doações de fundações e escritórios familiares (Family Offices), os quais convertem seu capital para a compra de áreas florestadas (predomínio de florestas plantadas) que serão adquiridas, manejadas e os produtos gerados serão vendidos por empresas gestoras especializadas no setor florestal. Estas empresas, denominadas TIMOs (Timberland Investment Management Organizations) posteriormente repassam o acompanhamento dos investimentos e os retornos das transações aos investidores (GASTALDI, 2012).
Keywords: meio ambiente;  investimento;  desenvolvimento sustentável
Target: Categoria: Tendências de Médio e Longo Prazo para o Setor de Florestas Plantadas
Sustainable Development Objectives (ODS): 15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6854
Appears in Collections:Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IV_premioSFB_1 lugar_graduando_Camila Maciel Viana.pdf1.14 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.