Title: Estudo Técnico Preliminar Avançado para Contratação de Soluções de TIC
Authors: Mross, Henry (Conteudista, 2021)
metadata.dc.contributor.other: Teixeira, Iara da Paixão Corrêa Coordenadora de desenvolvimento, 2021)
Martins, Isaac Silva (Implementador moodle, 2021)
Batista Neto, Israel Silvino (Desenhista gráfico, 2021)
Oliveira, Ivan Lucas Alves (Coordenador de produção web, 2021)
Oliveira, Juliana Bermudez Souto de (Revisora de texto, 2021)
Silva, Ludmila Bravim da Silva (Revisora de texto, 2021)
Albim, Vanessa Mubarak (Diagramação, 2021)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: https://addiemooc38.escolavirtual.gov.br/course/view.php?id=424
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Apostila
metadata.dc.description.physical: Módulo 1: Introdução e Conceitos Básicos, 36 páginas
Módulo 2: Elementos do Estudo Técnico Preliminar, 45 páginas
Módulo 3: Estudo Técnico Preliminar na Prática, 66 páginas
Módulo 4: Aspectos Importantes Relativos ao Estudo Técnico Preliminar, 25 páginas
Issue Date: 2021
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Logística e Compras Públicas
Abstract: O curso Estudo Técnico Preliminar Avançado foi desenvolvido em 2021 pela Enap em parceria com o Ministério da Economia (ME) e integra o Programa Capacita Gov.br, fruto de parceria entre a Secretaria de Governo Digital e a Enap, instituído pela Portaria Conjunta nº 6, de 14 de março de 2019. Este curso surgiu da necessidade de promover o desenvolvimento profissional dos servidores, técnicos e gestores de tecnologia da informação e comunicação acerca do processo de contratação de soluções de tecnologia da informação e comunicação (TIC), atualmente disciplinado pela Instrução Normativa SGD/ME nº 1, de 4 de abril de 2019. Visa, ainda, desenvolver competências técnicas e gerenciais para o alcance de maior qualidade no planejamento das aquisições de bens e serviços de TIC, especialmente quanto ao artefato Estudo Técnico Preliminar. O conteúdo foi estruturado em 4 módulos, a saber: Módulo 1 – Introdução e Conceitos Básicos Módulo 2 – Elementos do Estudo Técnico Preliminar Módulo 3 – Estudo Técnico Preliminar na Prática Módulo 4 – Aspectos Importantes Relativos ao Estudo Técnico Preliminar Direitos autorais: As informações e opiniões emitidas nesta publicação são de exclusiva e inteira responsabilidade do(s) autor(es), não exprimindo, necessariamente, o ponto de vista da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. Desejamos a todos um ótimo curso!
Keywords: compras governamentais;  tecnologia da informação;  administração pública;  planejamento governamental
Target: O objetivo desse curso é é preparar gestores públicos para atuação no processo de planejamento da contratação de bens e serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC). Antes de alcançar o objetivo geral, habilidades anteriores precisam ser adquiridas gradativamente. Por esse motivo, os objetivos específicos descritos abaixo também devem ser atingidos ao longo do curso! Ao final deste curso, espera-se que você seja capaz de: Reconhecer a importância de realizar um bom planejamento de contratações de Soluções de TIC; Reconhecer a base legal do planejamento das contratações de Soluções de TIC; Identificar os modelos disponíveis para a realização do planejamento da contratação de TIC e sua adequação em vista de outros normativos e processos internos; Identificar as necessidades de negócio e tecnológicas e os requisitos necessários e suficientes à escolha de solução de TIC; Realizar a análise comparativa de soluções de TIC compreendendo a importância dessa etapa para o processo; Realizar a análise comparativa de soluções de TIC compreendendo a importância dessa etapa para o processo; Aplicar os mecanismos de escolha e justificativa do cenário escolhido; Reconhecer as melhores práticas para a elaboração de um estudo técnico preliminar para a necessidade de aquisição de computadores (computadores pessoais); Reconhecer as melhores práticas para elaborar um Estudo Técnico Preliminar (ETP) para a necessidade de contratação de serviços de impressão; Reconhecer as melhores práticas para elaborar um ETP para a necessidade de contratação de serviços de TIC (computação em nuvem); e Identificar aspectos do ETP que merecem atenção especial por parte da equipe de elaboração em razão de situações e orientações específicas relacionadas ao planejamento da contratação de soluções de TIC.
Target Audience: Servidores públicos que atuam no planejamento da contratação de soluções de TIC no âmbito do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp). Servidores públicos de qualquer esfera e Poder bem como cidadãos em geral estão autorizados a realizar o curso.
metadata.dc.educational.context: Este curso será realizado na modalidade a distância, via internet, utilizando-se a plataforma Moodle, disponível na Escola Virtual.Gov, tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento e gerenciamento das atividades avaliativas. Para o bom funcionamento de todos os recursos, é fundamental que o navegador utilizado esteja atualizado. Este curso é sem tutoria. Não há presença de tutor para tirar dúvidas de conteúdo e de outras ordens. Nesse sentido, o participante é responsável pelo seu aprendizado, desenvolvendo-o de maneira autônoma e automotivacional. Deve estar atento para a organização e a gestão do tempo, definindo seu ritmo de estudos.
metadata.dc.description.additional: Desenvolvimento do curso realizado no âmbito do acordo de Cooperação Técnica FUB / CDT / Laboratório Latitude e Enap
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6623
Appears in Collections:Escola Virtual: Logística e Compras Públicas


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.