Title: A comunicação nos tempos da incerteza: análise da comunicação interna em uma instituição pública em contextos de mudança de gestão
Authors: Ronconi, Juliana
metadata.dc.contributor.other: Félix, Joana d’Arc Bicalho (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 19 páginas
Issue Date: 2021
metadata.dc.rights.holder: Juliana Ronconi
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Gestão Pública
Inovação
Abstract: Este trabalho teve como objetivo avaliar a comunicação interna de uma instituição da Administração Pública Federal que passou por diversas mudanças de gestão nos últimos anos, buscando compreender de que maneira os autores contemporâneos descrevem a comunicação interna como estratégica para as organizações, comparando a prática de comunicação na instituição com o que preconizam os autores e identificando falhas e oportunidades de desenvolvimento. Após busca bibliográfica, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco trabalhadores da área de Comunicação da instituição, selecionados aleatoriamente por ordem de resposta ao convite enviado por e-mail. Observou-se, por meio das entrevistas, que não há uma política de comunicação institucionalizada e conhecida e, por consequência, as mudanças de gestão têm grande impacto na comunicação interna, gerando sentimentos de insegurança nos trabalhadores e desconfiança da instituição. Mostra-se necessário estabelecer e fortalecer uma política de comunicação alinhada com os objetivos estratégicos da organização.
Keywords: comunicação organizacional;  comunicação estratégica;  administração pública
Target: Artigo apresentado ao curso de MBA em Pessoas, Inovação e Resultados, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Pessoas, Inovação e Resultados.
Target Audience: Interessados em Pessoas, Inovação e Resultados.
metadata.dc.educational.context: Carga Horária - 360 horas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6594
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENAP_TCC_versao_final_29_06.pdfArquivo Principal417.01 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.