Title: Qualidade de vida no teletrabalho compulsório no contexto da Covid-19: análises comparadas de trabalhadores e gestores de uma instituição pública do poder judiciário federal
Authors: Carvalho, Marcelo Guimarães de
metadata.dc.contributor.other: Pantoja, Maria Júlia (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 19 páginas
Issue Date: Jun-2021
metadata.dc.rights.holder: Marcelo Guimarães de Carvalho
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Inovação
Saúde
Abstract: O teletrabalho vem se tornando usual em várias organizações públicas e privadas ao redor do mundo, sendo impulsionado pela evolução das tecnologias da informação e comunicação nos últimos anos. Reconhecido por seus benefícios e vantagens tanto para organizações quanto para trabalhadores, tais como redução de custos administrativos, aumento de produtividade e ganhos de qualidade de vida, o trabalho remoto adquiriu novos relevos com a crise sanitária mundial decorrente da pandemia da Covid-19. Sem tempo para planejamento e preparação adequados, as instituições encontraram no teletrabalho compulsório uma estratégia para a manutenção das atividades laborais e econômicas diante das orientações de distanciamento e isolamento social para preservação da vida. Este trabalho analisa os níveis de qualidade de vida no teletrabalho compulsório, em uma instituição pública brasileira do poder judiciário federal, considerando a percepção de 602 servidores e gestores públicos. Além da aplicação de uma escala de Qualidade de Vida no Teletrabalho Compulsório (e-QVT), o estudo desvela temas importantes na literatura relacionada à e-QVT e à liderança de equipes virtuais (e-liderança). Os resultados evidenciam tanto aspectos positivos da e-QVT quanto pontos de atenção, especialmente no que tange à sobrecarga decorrente do teletrabalho e a atuação dos líderes na gestão de equipes em trabalho remoto.
Keywords: Covid-19;  poder judiciário;  trabalho remoto;  teletrabalho compulsório;  qualidade de vida;  pandemia
Target: Artigo apresentado ao curso de MBA em Pessoas, Inovação e Resultados, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Pessoas, Inovação e Resultados.
Target Audience: Interessados em Pessoas, Inovação e Resultados.
metadata.dc.educational.context: Carga Horária - 360 horas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6586
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo Marcelo Guimarães versão Publicação 2021-06-29 - Envio ENAP.pdfArquivo Principal314.02 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.