Title: Perspectivas e desafios do teletrabalho na administração pública federal diante da pandemia da covid-19
Authors: Souza, Juliane Zatelli de
metadata.dc.contributor.other: Carvalho, Bruno Eustáquio Ferreira Castro de (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 29 páginas
Issue Date: May-2020
metadata.dc.rights.holder: Juliane Zatelli de Souza
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Gestão Pública
Saúde
Abstract: O teletrabalho – modalidade em que o trabalho é executado com o uso de tecnologias de informação e comunicação em um ambiente diferente do escritório ou instalação de produção – já é uma realidade na administração pública federal brasileira, embora seja diversificada nos diferentes órgãos e instituições. O estado de emergência de saúde pública de importância internacional, decorrente do coronavírus (Covid-19), impôs a administração pública a imprimir esforços para colocar aproximadamente 64,16% de servidores em teletrabalho, percentual este que antes era de apenas 3,54%. É considerando esse contexto que se buscou, por meio de levantamento bibliográfico, de pesquisas de informações no E-Sic e nos portais de instituições e de levantamento documental, apontar as perspectivas e desafios do teletrabalho. As agências reguladoras demonstraram um bom nível de amadurecimento. Os ministérios tem experiências bem sucedidas em poucas unidades e sofreram mais com a medida urgente. Serpro e TCU já tinham boa experiência e não tiveram grandes dificuldades diante da pandemia. Por fim, mais da metade dos servidores das agências reguladoras, ministérios e órgãos e equivalentes, TCU e Serpro, no período de análise do trabalho, estão desempenhando suas atribuições de forma remota.
Keywords: jornada de trabalho;  flexibilização do trabalho;  administração pública federal;  gestão de pessoas;  teletrabalho;  pandemia;  covid-19;  saúde
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
Target Audience: Especialistas e interessados no tema.
Sustainable Development Objectives (ODS): 03. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.;  09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6098
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ENAP_Juliane Zatelli.pdfTcc - Juliane Zatelli308.11 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.