Title: A avaliação da governança de TI da administração pública sob a ótica dos princípios da governança corporativa
Evaluación de la gobernanza de TI de la administración pública desde la perspectiva de los principios de gobierno corporativo
The assessment of public administration IT governance from the perspective of corporate governance principles
Authors: Souza Neto, João
Carvalho, Laura Estela Madeira de
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.description.physical: Revista do Serviço Público - RSP, v. 71, Edição Especial, p. 345-374
Issue Date: Dec-2020
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/
Classificação Temática: Análise e Ciência de Dados
Gestão da Informação e do Conhecimento
Gestão Pública
Governança
Abstract: Este estudo se propôs a verificar a avaliação da governança de TI que é realizada nas empresas da administração pública pelo Tribunal de Contas da União (TCU), sob a ótica dos princípios da transparência, da equidade, da prestação de contas e da responsabilidade corporativa. Esses princípios são definidos pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) para reger os códigos de governança corporativa das organizações. Sendo a governança de TI parte da governança corporativa, buscou-se obter uma medida comum a ambas. Para realizar a análise, o estudo utiliza a fundamentação teórica que subsidia os itens do levantamento identificados pelo TCU como itens que avaliam a governança de TI. Para cada fundamentação, de cada item do levantamento, é feita uma análise qualitativa, na busca da identificação de conceitos que os associe com um ou mais princípios da governança corporativa definidos pelo IBGC. Os dados utilizados são os do levantamento realizado em 2018 pelo TCU e que resultaram no Índice Geral de Governança (iGG) de 2018 e, como parte desse, o iGovTI. Como resultado, foi possível elaborar um mapeamento dos itens de avaliação de governança de TI que geraram o iGovTI de 2018, por princípios de governança corporativa. O estudo identificou haver poucos itens de verificação no levantamento relativos ao iGovTI que se relacionam aos princípios de governança corporativa; e assim, conclui que pouco se avalia a governança de tecnologia sob a ótica dos princípios da governança corporativa definidos pelo IBGC.
Este estudio tuvo como objetivo verificar la evaluación de la gobernanza de TI que se realiza en las empresas de la administración pública por el Tribunal Federal de Cuentas (TCU), desde la perspectiva de los principios de transparencia, equidad, rendición de cuentas y responsabilidad corporativa. Estos principios son definidos por el Instituto Brasileño de Gobierno Corporativo (IBGC) para regir los códigos de gobierno corporativo de las organizaciones. Dado que el gobierno de TI es parte del gobierno corporativo, buscamos obtener una medida común para ambos. Para realizar el análisis, el estudio utiliza la base teórica que subsidia los ítems de la encuesta identificados por TCU como ítems que evalúan la gobernanza de TI. Para cada razonamiento, para cada ítem de la encuesta, se realiza un análisis cualitativo, buscando identificar conceptos que los asocien con uno o más principios de gobierno corporativo definidos por el IBGC. Los datos utilizados son los de la encuesta realizada en 2018 por TCU y que dio como resultado el Índice de Gobernanza General (iGG) 2018 y, como parte de este, iGovTI. Como resultado, fue posible elaborar un mapeo de los elementos de evaluación del gobierno de TI que generaron iGovTI en 2018, basado en los principios de gobierno corporativo. El estudio identificó que hay pocos elementos de verificación de la encuesta relacionados con iGovTI que estén relacionados con los principios de gobierno corporativo. Por tanto, concluye que poco se evalúa sobre la gobernanza tecnológica desde la perspectiva de los principios de gobernanza corporativa definidos por la IBGC.
This study aimed to verify the assessment of IT governance that is carried out in public administration companies by the Federal Court of Accounts (TCU) from the perspective of the principles of transparency, equity, accountability and corporate responsibility. These principles are defined by the Brazilian Institute of Corporate Governance (IBGC) to govern the organizations' corporate governance codes. Since IT governance is part of corporate governance, we sought to obtain a measure common to both. To carry out the analysis, the study uses the theoretical foundation that subsidizes the survey items identified by TCU as items that evaluate IT governance. Thus, for each survey item, a qualitative analysis was carried out, seeking to identify concepts that associate them with one or more principles of corporate governance defined by the IBGC. The data used are those of the survey carried out in 2018 by TCU and which resulted in the 2018 General Governance Index (iGG) and, as part of this, iGovTI. As a result, it was possible to elaborate a mapping of the IT governance assessment items that generated iGovTI in 2018, based on corporate governance principles. The study identified that there are few survey verification items related to iGovTI that are related to corporate governance principles. Hence, it was concluded that little is evaluated about technology governance from the perspective of the corporate governance principles defined by the IBGC.
Keywords: governança;  governança de tecnologia da informação;  governança corporativa;  administração pública;  avaliação
Target: Este estudo se propôs a verificar a avaliação da governança de TI que é realizada nas empresas da administração pública pelo Tribunal de Contas da União (TCU), sob a ótica dos princípios da transparência, da equidade, da prestação de contas e da responsabilidade corporativa.
Target Audience: Servidores, Especialistas e demais interessados
metadata.dc.educational.context: Para realizar a análise, o estudo utiliza a fundamentação teórica que subsidia os itens do levantamento identificados pelo TCU como itens que avaliam a governança de TI. Para cada fundamentação, de cada item do levantamento, é feita uma análise qualitativa, na busca da identificação de conceitos que os associe com um ou mais princípios da governança corporativa definidos pelo IBGC. Os dados utilizados são os do levantamento realizado em 2018 pelo TCU e que resultaram no Índice Geral de Governança (iGG) de 2018 e, como parte desse, o iGovTI.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: ISSN Eletrônico: 2357-8017
ISSN Impresso: 0034-9240
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5994
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4426-Texto do artigo-17169-1-10-20201211.pdfA avaliação da governança de TI da administração pública sob a ótica dos princípios da governança corporativa672.88 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.