Title: A água da chuva é segura para beber? Uma revisão sobre a segurança sanitária das águas de cisternas rurais
Authors: Nascimento Júnior, Jamaci Avelino do
metadata.dc.contributor.other: Santana, Vitor Leal (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 29 páginas
Issue Date: Aug-2020
metadata.dc.rights.holder: Jamaci Avelino do Nascimento Júnior
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Meio Ambiente
Abstract: As tecnologias de captação e armazenamento de água da chuva têm melhorado o acesso à água e consequentemente a vida de comunidades rurais no semiárido do Brasil. Em regiões com chuvas escassas, estes sistemas têm auxiliado no suprimento para o consumo humano, em especial nos meses de estiagem. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo realizar avaliação sobre a segurança sanitária da água de chuva captada e armazenada em cisternas rurais para consumo humano. Para isso, foi a realizado levantamento bibliográfico visando identificar as principais publicações de cunho epidemiológico descritivo acerca do uso da captação de água das chuvas para fins de consumo humano em cisternas. Este estudo trouxe resposta quanto à segurança sanitária da água de chuva armazenada em cisternas de placas, apontando que os riscos epidemiológicos associados às cisternas são pequenos. Entretanto, estudos recentes recomendam que todo esforço deve ser feito para minimizar a contaminação das águas das cisternas usadas para consumo humano. A capacitação e mobilização dos beneficiários das cisternas, bem como a inclusão de dispositivos de proteção sanitária, são aspectos centrais para melhor qualidade da água, para minimizar possíveis riscos à saúde e garantir o correto funcionamento destes sistemas.
Keywords: segurança sanitária;  qualidade da água;  cisternas rurais;  meio ambiente
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão de Políticas Ambientais.
Target Audience: Especialistas e interessados em Gestão de Políticas Ambientais.
metadata.dc.educational.context: 384 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 06. Água limpa e saneamento - Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5431
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jamaci Avelino do Nascimento.pdfartigo principal751.19 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.