Defesa da Concorrência Categoria Estudantes de Graduação 2º Lugar: Teoria dos leilões: uma abordagem para a promoção da defesa e da advocacia da concorrência

Outros colaboradores

Editor

Esaf

Fonte

País

País::BR:Brasil

Tipo

Monografia/TCC

Descrição física

50 páginas

Data

Detentor dos direitos

Flávia Matoso

Classificação

Resumo

Esta monografia abordará o funcionamento dos mercados de leilões mediante a descrição e a comparação de diversos modelos existentes, bem como a análise de estratégias dos agentes e de estruturas do mercado. O objetivo é analisar os instrumentos que possam ser utilizados para o estabelecimento de regras dos processos licitatórios que induzam à obtenção dos melhores resultados possíveis nas licitações, seja em termos de maximização dos benefícios à administração pública, seja em termos de ganhos de eficiência econômica por meio da emulação de um maior grau de disputa nos processos licitatórios. Após uma revisão bibliográfica quanto ao tema proposto, foram coletados dados de licitações para dez grupos de materiais e equipamentos e realizados testes econométricos verificando na prática os efeitos de alguns fatores abordados durante o desenvolvimento do trabalho sobre os benefícios à administração pública em termos de descontos obtidos nas licitações, bem como os efeitos desses fatores sobre o grau de concorrência no mercado de licitação.

Descrição educacional

Tema: Defesa da concorrênciaMonografia apresentada ao V Prêmio SEAE de monografias em defesa da concorrência e regulação econômica - Monografias premiadas 2010

Público-alvo

Contexto educacional

Descrição adicional

ISBN impresso 8564769007Texto publicado no V Prêmio SEAE de monografias em defesa da concorrência e regulação econômica

Licença

Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Ver o registro completo